Autoridade tributária da Argentina realiza primeiras operações contra mineradores de criptomoedas

Segundo a agência, três fazendas de criptomoedas irregulares foram descobertas na semana passada no país

CoinDesk

(Ewan Kennedy/Unsplash)

Publicidade

A autoridade tributária da Argentina (AFIP) anunciou na sexta-feira (9) que realizou, pela primeira vez, incursões em busca de mineradores ilegais de criptomoedas.

A primeira operação foi feita na terça-feira passada (6) na província de San Juan, onde a AFIP encontrou um produtor agrícola que abrigava equipamentos de mineração de criptomoedas em uma área de resfriamento de frutas.

A AFIP não divulgou a quantidade de equipamentos descobertos, nem a quantidade de criptomoedas detidas pelo minerador.

Continua depois da publicidade

Também na semana passada, a AFIP invadiu uma empresa de mineração de criptomoedas que opera em Buenos Aires, onde trabalhava em uma propriedade registrada para outros fins comerciais. Dentro do local, a agência encontrou 142 equipamentos e 1.355 placas de vídeo.

Leia mais:
Argentinos apostam no mercado cripto para fugir da crise

E na quinta-feira, o órgão realizou uma terceira operação na província de Córdoba, embora não tenham sido divulgados mais detalhes oficialmente.

Continua depois da publicidade

Atualmente, a Argentina não possui registro oficial para mineradores de criptomoedas e poucas empresas operam legalmente. A maior parte dos mineradores do país realiza a atividade de forma secreta para evitar o pagamento de impostos e aproveitar as tarifas de eletricidade residencial, que são fortemente subsidiadas em relação às tarifas industriais.

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil