Aumento na mistura de biodiesel no diesel pode gerar 20 mil novos empregos no Brasil

Associação do setor também estima economia de US$ 2,2 bilhões

Datagro

Publicidade

O governo anunciou, na última semana, a antecipação na mistura de 10% de biodiesel ao óleo diesel (B10) para março de 2018. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a medida pode contribuir para o aumento na geração de empregos no País, por promover a inserção da agricultura familiar no segmento.

Brasil pode ter ganhos ambientais e econômicos com implementação do B10

Em nota, a entidade destacou, ainda, que a aprovação do B10 pode trazer ganhos ambientais para o Brasil, já que a mistura contribui para a redução de gases de efeito estufa na atmosfera em mais de 70% em relação ao diesel fóssil. 

“O biodiesel é importante para o Brasil atingir as metas definidas nas Contribuições Nacionalmente Determinadas do Acordo de Paris”.

Continua depois da publicidade

A Abiove estima uma maior demanda por soja no Brasil com o B10. Diante disso, a entidade estima que o processamento do grão seja ampliado para 43 milhões de toneladas (1,5 milhão de toneladas a mais em relação a 2017) e levará à criação de 20 mil novos postos de trabalho. Também significará economia de US$ 2,2 bilhões em divisas internacionais com a substituição do volume equivalente importado de diesel mineral.