“Aumento de capital é uma coisa cada vez mais factível”, diz CEO da PetroRio após compra de campos no pré-sal

Roberto Monteiro participou de live do InfoMoney e disse que a operação é "transformacional" para a empresa, que não conseguiu evitar prejuízo no 3º tri

Anderson Figo

Publicidade

SÃO PAULO — Com crescimento de produção, a PetroRio (PRIO3) teve um terceiro trimestre melhor do que o segundo, que foi impactado pela pandemia de coronavírus. Ainda assim, a empresa apresentou prejuízo de R$ 110,5 milhões no período. Mas o anúncio feito nesta quinta-feira (19) sobre a compra de uma fatia de dois campos do pré-sal, Wahoo e Itaipu, tem potencial “transformacional” para a empresa, segundo o CEO Roberto Monteiro. As ações saltaram 30%.

“Ao longo do ano de 2021, a ANP tem que aprovar a transação, a gente vai declarar a comercialidade do campo e vamos apresentar nosso plano de desenvolvimento. Aí os parceiros, que são a Total e a IBV, vão decidir se vão entrar ou não com a gente no plano de desenvolvimento. Se entrarem, vão dividir com a gente, na proporção certa, o capex e o óleo produzido. Vai existir uma taxa para Frade, que é o ativo que vai processar todo esse óleo”, disse.

Ele participou nesta quinta-feira (19) de uma live no InfoMoney da série Por Dentro dos Resultados, onde executivos de importantes empresas da Bolsa apresentam os principais destaques financeiros do terceiro trimestre, comentam os números e falam sobre perspectivas.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo o CEO, após a definição sobre como será desenvolvido Wahoo, a empresa vai saber o tamanho do Capex que precisará: se é o completo (sem a ajuda da Total e da IBV) ou o menor, o proporcional entre as três empresas, de acordo com a participação de cada uma no campo.

“A gente tem duas saídas para levantar o funding desse negócio. A primeira delas é endividamento, que a gente pode ir para uma linha de project finance, considerando aí reserve based landing, pré-pagamento de exportação com trading ou até mesmo ressuscitar essa emissão do bond que nós fomos ao mercado e decidimos não ir à frente por causa de custos”, afirmou Monteiro.

“E tem uma segunda vertente que é o aumento de capital, que é uma coisa que é cada vez mais factível e possível, vamos dizer assim, na nossa estrutura. A gente sempre pensa em dívida líquida e Ebitda. Então, a gente em nenhum momento vai deixar isso virar um problema. Se a gente endividar demais a companhia você acaba não crescendo, porque você não tem poder de fogo. Então, a gente não quer chegar nesse estágio. A gente vai ao longo dos próximos meses talvez definir qual é a nossa estratégia, mas todas elas estão abertas. Eu acho que o aumento de capital é uma ótima saída. É uma boa possibilidade que a gente tem”, completou.

Continua depois da publicidade

O CEO da PetroRio falou ainda sobre custos e receitas em dólar, desempenho recente das ações, dividendos, possibilidade de compra do campo de Albacora, como a pandemia afetou a demanda e os preços do petróleo no mercado internacional. Assista à live acima.

O lado desconhecido das opções: treinamento gratuito do InfoMoney ensina a transformar ativo em fonte recorrente de ganhos – assista!

Anderson Figo

Editor de Minhas Finanças do InfoMoney, cobre temas como consumo, tecnologia, negócios e investimentos.