AT&T adere reformulação de mercado e compra DirecTV por R$ 50 bilhões

A aquisição é o terceiro maior negócio da AT&T na história; ações da América Móvil, do bilionário mexicano Carlos Slim, reagem mal à notícia e caem mais 3%

Bloomberg

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A AT&T Inc. planeja comprar a DirecTV por US$ 48,5 bilhões, ganhando mais de 38 milhões de assinantes de vídeo em seu mercado doméstico e na América Latina e acelerando uma reformulação impulsionada por aquisições na indústria de TV paga dos EUA, que movimenta US$ 110 bilhões.

A AT&T pagará US$ 95 por cada ação da DirecTV, valor dividido entre US$ 28,50 em dinheiro e o equivalente a US$ 66,50 em ações, disseram as empresas ontem. O valor é 10% maior que o preço de fechamento da DirecTV em 16 de maio. Incluindo dívida líquida, o negócio avalia a maior empresa americana de TV por satélite em US$ 67,1 bilhões.

Randall Stephenson, CEO da AT&T desde 2007, está empreendendo a maior aquisição da empresa em oito anos para ganhar peso depois que as concorrentes Comcast Corp. e Time Warner Cable Inc. anunciaram uma fusão, acelerando a consolidação na indústria de comunicações. A aquisição dá à AT&T uma provedora de TV por satélite para combinar com seus pacotes atuais de serviços wireless, de telefonia e de internet de alta velocidade.

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“Estrategicamente, faz muito sentido para a AT&T”, disse Jan Dawson, analista da Jackdaw Research in Provo, Utah. Ganhar um provedor de TV por satélite “permite a eles se tornarem nacionais, com uma oferta de vídeo que iguala seu alcance wireless”.

Banda larga
O acordo foi aprovado por ambos os conselhos e as empresas esperam que o negócio, pendente de análise regulatória e de aprovação pelos acionistas da DirecTV, seja fechado dentro de 12 meses. Para ajudar na aprovação antitruste na América Latina, a AT&T disse que planeja se desfazer de sua participação de 8% na América Móvil SAB.

Com a transação, a AT&T disse que sua rede de banda larga de alta velocidade cobrirá 70 milhões de endereços de clientes. Essa foi uma das razões para o acordo, porque ajuda os clientes a assistirem TV em qualquer dispositivo, disse o CEO da DirecTV, Mike White, em entrevista por telefone.

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“Randall e eu mantemos uma relação de vários anos”, disse White, 62. “No ano passado, as coisas começaram a mudar com as tecnologias: a AT&T passou a ser capaz de oferecer mais banda larga e melhor banda larga. Com isso vem uma evolução contínua para os vídeos móveis”.

Incluindo dívidas, a aquisição é o terceiro maior negócio da AT&T na história, depois da compra da BellSouth por US$ 83 bilhões, em 2006, e do negócio pela Ameritech Corp., que fechou em 1999, segundo dados compilados pela Bloomberg.

O acordo é também o terceiro maior da indústria de telecomunicações nos últimos 12 meses, ficando atrás do negócio de US$ 130 bilhões da Verizon Communication Inc., que adquiriu o restante de seu empreendimento americano wireless, e da aquisição pendente da Time Warner Cable, de US$ 68 bilhões, mostram os dados.

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América Móvil
Para facilitar a aprovação antitruste na América Latina, a AT&T venderá todas as suas ações das séries “L” e “AA” da América Móvil, de Carlos Slim, e seus representantes no conselho da América Móvil oferecerão suas renúncias imediatamente. Um assessor de imprensa da América Móvil preferiu não comentar. 

A América Móvil é concorrente direta da DirecTV em países como Brasil e Colômbia. As operações latino-americanas da DirecTV incluem o México, onde a empresa tem uma participação minoritária na Sky Mexico, controlada pela Grupo Televisa SAB, uma das maiores rivais da América Móvil.

A DirecTV dará à AT&T uma empresa de TV a paga que está se expandindo na América Latina. A empresa tem 18,1 milhões de assinantes na região, incluindo a Sky Mexico, na qual possui uma participação de 41%.

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Um acordo com a DirecTV mostra que a AT&T voltou sua atenção novamente para o mercado dos EUA depois que a aquisição da Time Warner Cable foi anunciada. A AT&T anteriormente havia explorado oportunidades wireless na Europa, como a aquisição da Vodafone Group Plc.

Após o anúncio, as ações da América Móvil registraram queda de mais de 3%.