Atividade industrial na zona do euro recua com crise, revela PMI

A atividade industrial na região encolheu pelo 15º mês seguido em outubro, com queda na produção e nas encomendas

Reuters

Publicidade

LONDRES – A atividade industrial na zona do euro encolheu pelo 15º mês seguido em outubro, com queda na produção e nas encomendas, indicou uma pesquisa nesta sexta-feira (2), alimentando expectativas de novas medidas de flexibilização do Banco Central Europeu (BCE). 

As fábricas eram a força motriz por trás de recuperação do bloco da última recessão, mas o abrandamento da atividade fabril, que começou em países periféricos, já envolveu membros centrais como Alemanha e França.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) da zona do euro, do instituto Markit, caiu de 46,1 em setembro para 45,4 em outubro. O índice está abaixo da marca de 50, que indica contração da atividade, desde agosto de 2011.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O índice de produção industrial caiu para de 45,9 para 45,0.

Dados da Alemanha, maior economia da Europa, mostraram que seu setor industrial recuou pelo oitavo mês seguido e dados franceses mostraram um declínio em todos, exceto um dos últimos 15 meses.

Na Espanha, o provável próximo país a ser socorrido pela União Europeia, o ritmo de declínio acelerou. O quadro foi semelhante na Itália.