Ata do Copom, arrecadação federal e Galípolo são destaques no mercado nacional

Copom decidiu na semana passada pela manutenção da Taxa Selic em 10,50%

Felipe Moreira

Publicidade

A ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que optou por encerrar o ciclo de abrandamento monetário, foi divulgada nesta terça-feira (25) com mais detalhes sobre a decisão unânime do colegiado. No documento, é destacado que a reancoragem das expectativas de inflação é vista pela diretoria do Banco Central como elemento essencial para assegurar a convergência da inflação para a meta. O BC também informou que elevou marginalmente a hipótese de taxa de juros real neutra em seus modelos para 4,75%.

“O Comitê unanimemente avalia que se deve perseguir a reancoragem das expectativas de inflação independentemente de quais sejam as fontes por trás da desancoragem”, disse o BC no documento. O Copom ainda reiterou que o ambiente global incerto e cenário doméstico marcado por resiliência na atividade, elevação de projeções de inflação e expectativas desancoradas demandam maior cautela.

A arrecadação federal de maio também será publicada hoje.

Continua depois da publicidade

O diretor de Política Monetária, Gabriel Galípolo, dá palestra em evento promovido pela Warren Investimentos a partir das 10h. Já o presidente Lula se reúne com ministros no Palácio do Planalto.

Baixe uma lista de10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita 

Agenda

A agenda de hoje tem como destaque a ata do Copom e arrecadação federal de maio.

Continua depois da publicidade

Brasil

8h: Ata do Copom

9h: Haddad se reúne com secretários do Ministério da Fazenda

Continua depois da publicidade

10h: Lula tem reunião com ministros

10h: Gabriel Galípolo dá palestra no evento “A condução da Política Monetária em um ambiente mais adverso”, promovido pela Warren Investimentos

10h: Campos Neto recebe visita dos alunos do Nexo Governamental XI de Agosto, entidade criada por alunos da Faculdade de Direito da USP, no Edifício-Sede do Banco Central, em Brasília. (fechado à imprensa)

Continua depois da publicidade

10h30: Arrecadação federal de maio; consenso LSEG projeta R$ 200 bilhões

11h30: Lula se reúne com ministro da Educação

14h40: Lula tem ruenião com Secretário Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil substituto, Marcos Rogerio de Souza

Continua depois da publicidade

15h: Lula se reúne com Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha

16h: Lula tem reunião com Haddad, Padilha e Miriam Belchior

Relator diz que Tesouro pode alterar metas da dívida pública na LDO

O relator do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2025, senador Confúcio Moura (MDB-RO), disse na última segunda-feira (24) que o Tesouro Nacional poderá mudar as metas para a dívida pública no texto. Apesar disso, o compromisso com a meta de déficit primário zero no próximo ano está mantido.

Ele reuniu-se ontem com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir possíveis alterações no projeto, enviado em abril ao Congresso Nacional. Na versão original, o projeto prevê que a Dívida Bruta do Governo Geral encerrará o próximo ano em 77,9% do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas), subindo para 79,1% em 2026 e 79,7% em 2027.

STF retoma julgamento sobre descriminalização de maconha

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta terça o julgamento sobre a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal. A sessão está prevista para começar às 14h. Até o momento, a Corte tem placar de 5 votos a 4 a favor da descriminalização. Faltam os votos dos ministros Luiz Fux e Cármen Lúcia. A maioria favorável à descriminalização será formada com seis votos.

 

Radar Corporativo

Frasle (FRAS3)

A companhia de autopeças Frasle Mobility (FRAS3) informou nesta segunda-feira (24) que suas subsidiárias no México e nos Estados Unidos adquiriram um conjunto de ativos do mexicano Grupo Kuo por R$ 2,1 bilhões.

A aquisição inclui 100% das ações da Dacomsa e, indiretamente por meio da Dacomsa, 99,9% da Kuo Motor e 100% da Fritec, além de “outros ativos tangíveis e intangíveis” das empresas adquiridas, segundo fato relevante ao mercado. A Dacomsa é uma das principais distribuidoras de peças de reposição no México.

(Com Estadão, Reuters e Agência Brasil)