Ásia: qual o tamanho da influência do inglês no mundo corporativo?

Estudo do Deutsche Bank alega que idioma não é entrave para os negócios, porém sua importância tende a aumentar

Publicidade

SÃO PAULO – O Deutsche Bank recentemente divulgou um relatório acerca de diversos aspectos que influenciam os negócios no continente asiático, sendo a habilidade de se comunicar uma dessas vertentes.

De acordo com o documento, o inglês não reina absoluto entre os mercados asiáticos, como era de se esperar. Seu grande rival é o mandarim, em muito devido à teimosia dos chineses em aprender o idioma britânico.

Tal resistência seria justificável perante o sucesso da economia local e de novas ferramentas informáticas geradas no país, na própria língua local; dessa forma, não há necessidade tão profunda em aprender outro idioma.

Continua depois da publicidade

Inglês ainda predomina

Porém, o relatório não descarta a importância do inglês para os mercados. Sua influência tende a aumentar ainda mais com o crescimento da renda gerada por serviços na economia global e isso exigirá um maior poder de comunicação da população, segundo o Deutsche.

Nesse quesito, países como Índia, Filipinas, Cingapura e Tailândia e Indonésia saem na frente por conta da educação de seu povo.