As 9 ações que devem agitar a abertura do pregão desta segunda-feira

Nos destaques, a presidente da Petrobras poderá ser convocada a prestar depoimento aos investigadores da Lava Jato; pela quarta semana seguida os papéis da estatal têm queda na Bolsa

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – Com a agenda corporativa repleta de notícias, 9 ações devem movimentar a abertura do pregão desta segunda-feira (22). Entre os destaques, a presidente da Petrobras (PETR3; PETR4), Maria das Graças Foster, poderá ser convocada a prestar depoimento aos investigadores da força-tarefa da operação Lava-Jato, da Polícia Federal, que apura conluio entre empreiteiras, políticos e funcionários da estatal para desviar bilhões de reais da companhia.

Em entrevista ao programa Fantástico, da Rede Globo, a ex-gerente da Petrobras Venina Velosa da Fonseca disse ter informado pessoalmente à presidente da estatal Graça Foster sobre as irregularidades em diversos contratos da companhia. Venina disse ter percebido as irregularidades em 2008 e que, desde então, reportou problemas aos superiores, entre eles o gerente-executivo, diretores e a atual presidente. A ex-gerente enviou os documentos com as denúncias ao Ministério Público.

Oi e TIM
Segundo o jornal italiano Il Sole 24, a diretoria da Telecom Italia, dona da TIM (TIMP3), se reunirá com a Oi (OIBR4) após 12 de janeiro.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sobre a Oi, acionistas da operadora aprovaram grupamento de totalidade das ações ordinárias e preferenciais, na proporção de 10 para 1, de forma que cada lote de dez ações de cada espécie seja agrupado em uma única ação da mesma espécie. Com o grupamento, o capital social da Oi passará a ser representado por 858.472.010 ações, sendo 286.155.319 ações ordinárias e 572.316.691 ações preferenciais. Transcorrido o prazo estabelecido para o ajuste das posições por parte dos acionistas, ou seja, a partir de hoje, as ações representativas do capital social da companhia passarão a ser negociadas exclusivamente grupadas na proporção resultante do grupamento das ações.

BR Properties
A BR Properties (BRPR3) teve sua recomendação elevada pelo Goldman Sachs. O banco de investimentos revisou para neutra a classificação das ações da companhia.

Multiplus
A Multiplus (MPLU3) teve sua cobertura iniciada pelo Banco Fator com overweight (desempenho acima da média).

Continua depois da publicidade

Smiles
A Smiles (SMLE3) teve sua recomendação iniciada pelo Banco Fator. A corretora atribuiu classificação underweight (desempenho abaixo da média) para os papéis.  

Biosev
A BM&FBovespa postergou o prazo para que a Biosev (BSEV3) recomponha sua fatia de ações em circulação no mercado. A companhia tem agora até 4 de março para alcançar 25% do seu capital em ações em circulação no mercado.  

OSX
A Justiça do Rio de Janeiro homologou planos de três empresas do grupo OSX (OSXB3), informou o Valor. A juíza Romanzza Roberta Neme, da 3ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), onde tramita o processo da OSX, decidiu sobre a homologação na sexta-feira, dois dias depois de os planos de recuperação judicial da OSX Brasil, da OSX Construção Naval e da OSX Serviços terem sido aprovados por larga maioria em assembleia geral de credores.