Ranking

As 20 empresas que mais gastaram com publicidade no mundo

Juntas, as 100 maiores anunciantes chegaram a investir US$ 267 bilhões

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Dona da Gillete, Oral-B, Pantene e Always, a Procter & Gamble é a maior anunciante de publicidade do mundo, aponta um ranking do portal norte-americano Advertising Age.

Para montar o ranking, a publicação analisa o quanto cada empresa gastou com publicidade em 2016. Juntas, as 100 maiores anunciantes chegaram a investir US$ 267 bilhões, número 3,4% maior que o registrado em 2015.

Enquanto algumas das empresas no ranking são “tradicionais” e ocupam as posições há anos, algumas novas apareceram, em sua maioria chinesas: houve um aumento de 8,7% nos investimentos em publicidade no país no ano passado. Neste ano, a previsão também é de crescimento: o valor investido pelas empresas chinesas deve chegar a US$ 80,5 bilhões, segundo um estudo da Publicis.

PUBLICIDADE

Uma detalhe que chama atenção nesta edição do ranking é a forte presença em empresas da internet no top 10: a Tencent, Alibaba e Rakuten entraram para o ranking neste ano. Em relação somente às dez primeiras, os investimentos em publicidade tiveram um aumento de 25,8%, de acordo com a publicação.

O ranking é elaborado a partir de dados divulgados pelas próprias empresas e por outros obtidos pela AdAge. Confira a seguir as 20 primeiras marcas listadas:

 ClassificaçãoEmpresaPaís
P&G Estados Unidos
Samsung Coreia do Sul
NestléSuíça
UnileverHolanda
5L’OréalFrança
VolkswagenAlemanha
Concast Estados Unidos
ABInbevBélgica
General MotorsEstados Unidos
10 DaimlerAlemanha
11 AmazonEstados Unidos
12 LVMHFrança
13 FordEstados Unidos
14 ToyotaJapão
15 Coca-ColaEstados Unidos
16 Fiat Chrysler Reino Unido
17 AlphabetEstados Unidos
18 Priceline Estados Unidos
19 AT&TEstados Unidos
20 American ExpressEstados Unidos