Fique de Olho

As 13 ações para monitorar na abertura da Bovespa nesta quarta-feira

Mercado aguarda divulgação de duas pesquisas eleitorais, Ibope e Datafolha, que devem sair hoje

SÃO PAULO – A quarta-feira (15) promete ser movimentada novamente pelo cenário eleitoral, após o 1º debate entre os presidenciavéis do segundo turno e na expectativa de pesquisas eleitorais. Entre os destaques, 13 ações devem chamar a atenção dos investidores logo na abertura do mercado nesta sessão.

Hoje, duas novas pesquisas eleitorais podem ser publicadas. O Ibope fez uma nova pesquisa para o segundo turno e que vai ser divulgada no Jornal Nacional. Serão entrevistadas 3.010 pessoas entre os dias 10 e 15 de outubro e a margem de erro do levantamento é de dois pontos para mais ou para menos.

Além disso, o Datafolha, contratado pela Globo e pela Folha de S. Paulo que contará com 9.260 entrevistados entre os dias 14 e 15, também pode ser revelado nesta quarta-feira.

Vale monitorar as ações das estatais – Petrobras (PETR3,PETR4), Eletrobras (ELET3,ELET6) e Banco do Brasil (BBAS3) – e bancos – Bradesco (BBDC3, BBDC4) e Itaú (ITUB4) -, empresas mais “sensíveis” ao “Rali Eleitoral”.

Petrobras II
Ainda sobre a Petrobras, destaque para a análise do banco Credit Suisse de que, agora, a gasolina brasileira está mais cara do que no exterior. A gasolina vendida no Brasil pela Petrobras às distribuidoras de combustíveis está agora mais cara do que a média dos valores realizados no mercado externo, por conta da queda acentuada do petróleo, uma situação que não acontecia há um bom tempo, apontou um relatório do Credit Suisse nesta terça-feira.

Segundo analistas do banco, o preço da gasolina no mercado internacional está 1% mais baixo do que os valores no mercado doméstico brasileiro, invertendo dramaticamente uma situação de defasagem que colabora com prejuízos seguidos à divisão de Abastecimento da Petrobras.

Telecom Italia e Oi
O presidente-executivo da Telecom Italia, Marco Patuano, disse que não tem
planos de comprar a Oi (OIBR4) porque atualmente a companhia passa por processo de crescimento orgânico. “Obviamente, o mercado brasileiro é muito dinâmico. Todas as opções tem que ficar de olho”. Porém, para agora, esta negociação não é uma prioridade.

Embraer
A Embraer (EMBR3)  informou nesta quarta-feira que sua carteira de pedidos firmes a entregar (backlog) atingiu um recorde histórico no terceiro trimestre, ao patamar de US$ 22,1 bilhões. No período, a companhia entregou 19 jatos comerciais e 15 executivos, totalizando 34 aeronaves.

Totvs
O Votorantim iniciou a recomendação para a Totvs (TOTS3) com recomendação market perform e preço-alvo de R$ 46,20 por ação.

PUBLICIDADE

Cemig
Em Minas Gerais, o governador eleito Fernando Pimentel (PT) afirmou ontem que novos nomes para as estatais mineiras, entre elas a Cemig (CMIG4) e a Copasa, serão anunciados somente em janeiro. “Não é o governo quem indica novos nomes, é a assembleia de acionistas e o conselho de administração dessas empresas. Tem um rito legal que demora a ser feito. Não será feito de uma maneira a ocorrer qualquer dano aos acionistas e investidores dessas empresas. Já deixamos isso claro e não há motivo de alarde para estas empresas”. O temor em relação à gestão de Pimentel impactou as ações da Cemig antes das eleições.