Argentina adquire 20 aeronaves da Embraer com apoio do BNDES

É a primeira compra de aviões novos pela Aerolíneas Argentinas em 16 anos; entrega começará a partir de 2010

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – A Embraer anunciou a venda de 20 aviões E-190 para a Austral Linhas Aéreas, subsidiária da Aerolíneas Argentinas, em uma operação avaliada em US$ 700 milhões.

O acordo, que é resultado de um ano de negociações, foi assinado na quinta-feira (21), em Buenos Aires, em ato na Casa Rosada (sede do governo argentino), com presença da presidente Cristina Kirchner.

Ajuda

A operação foi financiada em 85% (US$ 595 milhões) pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) por 12 anos, com juro anual de 8%. Foi a primeira compra de aviões novos pela Aerolíneas em 16 anos.

Aprenda a investir na bolsa

O vice-presidente-executivo da Embraer para o mercado de aviação comercial, Mauro Kern, classificou o negócio como extremamente positivo. O início das entregas das aeronaves está previsto para 2010.

Economia

O modelo é o Embraer 190, para 96 passageiros (embora possam ser ampliados para 144 poltronas). As aéreas Austral e Aerolíneas esperam economizar até 30% com os combustíveis após o início da utilização das aeronaves em vôos domésticos e regionais.