Após bater nos 13.000 pontos, Dow Jones perde forças e fecha com leve alta

Índice fechou a 12.966 pontos; acordo de ajuda à Grécia e resultados corporativos agitaram esse pregão pós-feriado no país

Publicidade

SÃO PAULO – Após bater máximas históricas no intraday, os principais índices acionários norte-americanos reverteram sua trajetória no final do dia e fecharam esta terça-feira (21) com sinais opostos e bem próximos da estabilidade. O desempenho bom das bolsas europeias na véspera – quando o mercado dos EUA estava fechado por conta do feriado de Dia do Presidente – e o acordo de ajuda à Grécia foram suficientes para manter a bolsa do país no campo positivo.

Dessa forma, o índice Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, fechou com leve alta de 0,12%, a 12.966 pontos, após ter chegado aos 13.005 pontos no intraday, sendo seu maior patamar alcançado desde maio de 2008, quando no dia 20 ele chegou aos 13.026 pontos na abertura do pregão.

O S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, encerrou com leve valorização de 0,07%, atingindo 1.362 pontos. Já o Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, caiu 0,11%, chegando a 2.949 pontos.

Bons ventos da Europa
Após 13 horas de reunião, os ministros da Zona do Euro aprovaram na madrugada de segunda para terça-feira um novo pacote de ajuda à Grécia no valor de € 130 bilhões. O objetivo do novo plano de ajuda à Grécia é fazer com que a relação dívida/PIB (Produto Interno Bruto) do país chegue a 120% até 2020. Para tanto, credores privados da dívida grega concordaram em descontar 53,5% sob o valor de face dos seus títulos, representando um desconto maior do que os 50% concedidos antes do encontro.

Para José Barroso, presidente da Comissão Europeia, isso elimina de vez as chances de um pedido de default desordenado por parte da economia grega. A União Europeia volta a se reunir nesta sessão para definir a adoção de um documento que determina que todos os 27 integrantes do bloco aumentem a vigilância sobre seus sistemas financeiros.

Ainda no velho continente, repercute o bom resultado obtido pelo Tesouro da Espanha durante leilão de títulos realizados nesta sessão. O Tesouro conseguiu vender a quantia máxima de € 2,5 bilhões de bônus no mercado, pagando um yield médio muito abaixo do que foi visto no último leilão realizado pela autoridade espanhola.

Continua depois da publicidade

Resultados, Alcoa e BofA
Com a agenda econômica vazia nesta terça-feira, as atenções se voltaram para a temporada de resultados trimestrais. Por lá, a Home Depot apresentou lucro superior ao esperado pelo mercado, fato que contribui para a valorização de 0,45% de suas ações no pregão. Já a Kraft Foods, que apresentou um balanço trimestral em linha com o que era previsto pelos analistas, vê seus papéis registrarem ganhos mais acentuados de 1,47% – a 3ª maior alta do Dow Jones.

Além do movimento da Kraft, o Dow também foi impulsionado pela valorização de 2,56% dos papéis da Alcoa. Outro movimento forte é do Bank of America Merrill Lynch, cujas ações subiram 1,12%. As duas empresas são as que mais se desvalorizaram desde a última vez que o Dow Jones esteve acima dos 13.000 pontos, com ambas tendo perdido cerca de 70% de valor de mercado.

Pesando para o outro lado do Dow Jones, aparecem as ações do Wal-Mart, que tiveram forte queda de 3,86%, após a rede varejista reportar queda de 15% no lucro líquido reportado no quarto trimestre de 2011, decepcionando as projeções dos analistas.