Publicidade
SÃO PAULO – Com os investidores cautelosos frente à nova elevação na cotação do petróleo, os principais títulos da dívida externa brasileira reverteram sua tendência de alta e encerraram em queda nesta sexta-feira. Vale destacar que a elevação da commodity impulsiona a demanda por Treasuries, os títulos do Tesouro norte-americano, já que os investidores estão mais avessos ao risco.
Nem mesmo os bons números sobre a economia brasileira, divulgados nesta sexta-feira, foi o suficiente para aumentar a demanda por bônus brasileiros. É importante lembrar que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) anunciou, nesta manhã, desaceleração na inflação medida pelo IPCA-15 (Índice de Preço ao Consumidor- Amplo), para 0,32% em outubro.
Nova elevação na cotação do petróleo
No entanto, os investidores ficaram atentos à nova elevação na cotação do petróleo, revertendo, assim, a demanda por títulos de países emergentes, como o Brasil, já que estes bônus operaram em alta na maior parte do dia.
Neste sentido, a cotação desta commodity encerrou acima dos US$ 55,00 por barril em Nova York e acima dos US$ 51,00 em Londres, impulsionada, principalmente, por temores de que os estoques de petróleo não serão suficientes para atender à demanda com a aproximação do inverno no hemisfério norte.
É importante destacar que uma elevação na cotação do petróleo provoca uma maior pressão inflacionária tanto no Brasil como nos EUA, piorando, assim, a demanda por bônus de países emergentes, já que o Fed, banco central norte-americano, a fim de inibir um maior reajuste nos preços, pode elevar os Fed Funds, taxa básica de juro dos EUA.
Principais títulos encerraram em queda
Assim, o principal título da dívida externa brasileira, o Global 40, encerrou em baixa de 0,55% na tarde desta sexta-feira, cotado a 111,38 centavos de dólar. Entre outros bônus globais, o destaque ficou com o Global 20, que mostra baixa de 0,60%.
Já dentre os títulos da dívida reestruturada brasileira, o C-Bond apresentou baixa de 0,18%, cotado a 98,88 centavos de dólar. No entanto, segundo um movimento contrário dos outros títulos, o Par Bond registrou valorização, cotado a 89,63 centavos de dólar.
Continua depois da publicidade
Risco país subiu
Refletindo o desempenho dos principais títulos da dívida externa brasileira, o indicador de risco Brasil calculado pelo conglomerado norte-americano JP Morgan encerrou a 490 pontos base, um aumento de 6 pontos base em relação ao último fechamento.
Confira abaixo as cotações dos principais ativos da dívida externa brasileira:
![]() |
|||||||
![]() |
Ativo | Último | Fech. Anterior | Var % | ![]() |
||
![]() |
C-Bond | 98,88 | 99,06 | -0,18 |
![]() |
||
![]() |
Par Bond | 89,63 | 89,50 | +0,15 |
![]() |
||
![]() |
Discount Bond | 87,75 | 87,75 | 0,00 |
![]() |
||
![]() |
Global 06 | 108,13 | 108,31 | -0,17 |
![]() |
||
![]() |
Global 07 | 114,50 | 114,81 | -0,27 |
![]() |
||
![]() |
Global 08 | 108,50 | 108,50 | 0,00 |
![]() |
||
![]() |
Global 09 | 127,75 | 127,75 | 0,00 |
![]() |
||
![]() |
Global 20 | 124,00 | 124,75 | -0,60 |
![]() |
||
![]() |
Global 27 | 105,50 | 106,13 | -0,59 |
![]() |
||
![]() |
Global 40 | 111,38 | 112,00 | -0,55 |
![]() |
||
![]() |
|||||||

