Após 3 semanas de marasmo, Bovespa pode ter seu “boom” de janeiro; veja por quê

Enxurrada de eventos importantes tanto aqui quanto no exterior e perda de volatilidade pode ser o prenúncio de um forte movimento da Bolsa

Thiago Salomão

Publicidade

SÃO PAULO – A Bolsa muito oscilou para cima e para baixo nestas três primeiras semanas de 2015, mas ainda não “saiu do lugar”, já que o Ibovespa acumula perdas próximas de 2% no ano. Quem acompanha a análise técnica sabe muito bem que um movimento de marasmo (perda de volatilidade) costuma antecipar uma forte oscilação do mercado – seja para cima ou para baixo -, explica o analista técnico da Clear Corretora, Raphael Figueredo.

O Ibovespa está com uma formação de indefinição próxima de um rompimento, mas como Vale e Petrobras – duas importantes ações do índice – estão com um cenário mais negativo, aumenta a chance de um rompimento para baixo do Ibovespa. A enxurrada de notícias importantes nos últimos 5 pregões do mês reforçam essa tese: resultado da Petrobras, reunião do Fed e ata do Copom (Comitê de Política Monetária) estão entre os principais eventos da semana.

Thiago Salomão

Idealizador e apresentador do canal Stock Pickers