Apesar de Petrobras, Ibovespa Futuro registra sessão de alta acompanhando exterior

Mesmo com os ADRs da Petrobras registrando queda de cerca de 1% no pré-market da Nyse, índice futuro registra ganhos acompanhando cenário internacional positivo

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa Futuro registra alta na sessão desta segunda-feira (11), acompanhando o dia positivo dos mercados internacionais, apesar de esperada uma reação negativa da Petrobras (PETR3;PETR4). Às 09h10 (horário de Brasília), o índice futuro com vencimento em agosto registrava alta de 0,70%, a 55.800 pontos. 

As principais bolsas mundiais registram alta, seguindo o movimento positivo dos índices norte-americanos, que se recuperaram, enquanto as tensões geopolíticas diminuíram levemente. Neste pregão, os benchmarks asiáticos foram impulsionados após a inflação na China ficar abaixo da meta em julho, abrindo mais espaço a estímulos na economia. Já na Europa, os índices subiram pela primeira vez em quatro sessões, após as tensões envolvendo Ucrânia e Rússia diminuirem. O índice alemão DAX é o destaque de alta, com ganhos de cerca de 1,5%.

Ainda no cenário geopolítico, Israel e Gaza concordaram com cessar-fogo. No Iraque, o premiê do país, Nouri al-Maliki, mobiliza tropas e tanques em Bagdá, enquanto resiste ao pedido do presidente dos EUA Barack Obama por governo mais inclusivo. Enquanto isso, a cotação do petróleo brent recua com especulações de que ataque dos EUA ao Iraque reduziu riscos de regiões produtoras serem invadidas por insurgentes. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Já no Brasil, a agenda de resultados continua movimentada e têm programada a divulgação de 15 resultados, todos após o fechamento das negociações. Nesta sessão, a Petrobras repercute a queda inesperada no lucro da empresa.  A petrolífera teve lucro líquido de R$ 4,959 bilhões no segundo trimestre do ano, queda de 20% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Com isso, no pré-market da NYSE, os ADRs da companhia registram queda de cerca de 1%. 

O mercado ficará ainda de olho no Focus. A expectativa de expansão do PIB (Produto Interno Bruto) em 2014 diminuiu para 0,81%, ante 0,86% da semana anterior – esta é a 11ª semana consecutiva que os economistas diminuem as estimativas para o crescimento da atividade econômica brasileira. Para 2015, os economistas também cortaram a projeção do PIB, para 1,20%, ante 1,50% na semana anterior.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.