Publicidade
SÃO PAULO – Apesar do anúncio de elevação da meta de superávit primário na última quarta-feira e da divulgação dos números da economia norte-americana, os títulos da dívida externa brasileira não conseguiram manter a tendência positiva das sessões anteriores e encerraram em queda nesta quinta-feira.
Neste sentido, o principal bônus da dívida externa, o Global 40, refletiu a queda nos preços dos títulos do Tesouro norte-americano e a realização de lucros e encerrou em baixa de 1,15% nesta quinta-feira, cotado a 112,56 centavos de dólar.
Já dentre os títulos da dívida reestruturada brasileira, o C-Bond apresentou baixa de 0,69%, cotado a 98,94 centavos de dólar e o Par Bond registrou desvalorização, cotado a 90,50 centavos de dólar.
Elevação da meta de superávit primário
Na noite da última quarta-feira, dia 22/09, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Ministro da Fazenda, Antonio Palocci, decidiram aumentar a meta de superávit primário deste ano, de 4,25% para 4,5% do PIB (Produto Interno Bruto).
O governo afirmou que a decisão não afetará os investimentos previstos para este ano, já que o Brasil está em um momento positivo de arrecadação. Vale lembrar que a economia está crescendo mais que o esperado.
Aumenta o rendimento dos Treasuries
Além da realização de lucros, um dos fatores que afetou negativamente os títulos da dívida brasileira nesta quinta-feira foi o aumento no rendimento dos Treasuries, os títulos do Tesouro norte-americanos.
Continua depois da publicidade
Após ter fechado abaixo de 4,0% pela primeira vez desde março na última quarta-feira, o rendimento dos títulos de 10 anos dos EUA subiu, refletindo o temor de novos aumentos na taxa básica de juro, principalmente após declarações do Federal Reserve neste sentido.
Risco país subiu
Refletindo o desempenho dos principais títulos da dívida externa brasileira, o indicador de risco Brasil calculado pelo conglomerado norte-americano JP Morgan encerrou a 470 pontos base, um aumento de 8 pontos base em relação ao último fechamento.
Confira abaixo as cotações dos principais ativos da dívida externa brasileira:
Continua depois da publicidade
![]() |
|||||||
![]() |
Ativo | Último | Fech. Anterior | Var % | ![]() |
||
![]() |
C-Bond | 98,94 | 99,63 | -0,69 |
![]() |
||
![]() |
Par Bond | 90,50 | 91,19 | -0,75 |
![]() |
||
![]() |
Discount Bond | 89,00 | 88,50 | +0,57 |
![]() |
||
![]() |
Global 06 | 108,88 | 109,25 | -0,34 |
![]() |
||
![]() |
Global 07 | 114,56 | 115,44 | -0,76 |
![]() |
||
![]() |
Global 09 | 129,00 | 130,69 | -1,29 |
![]() |
||
![]() |
Global 20 | 127,00 | 128,50 | -1,17 |
![]() |
||
![]() |
Global 27 | 106,50 | 108,50 | -1,84 |
![]() |
||
![]() |
Global 40 | 112,56 | 113,88 | -1,15 |
![]() |
||
![]() |
|||||||

