Apesar de ânimo com commodities, mercados apontam abertura estável

Investidores avaliam também a queda do dólar ante as principais moedas internacionais nesta manhã de quarta-feira

Publicidade

SÃO PAULO – O mercado de ações deve abrir próximo da estabilidade nesta quarta-feira (9). Em um dia sem indicadores de grande relevância, investidores repercutem a valorização das commodities e o enfraquecimento do dólar ante as principais moedas internacionais.

Nos EUA, as atenções deverão estar focadas no Fed’s Beige Book, que compila informações colhidas pelas unidades regionais do Federal Reserve sobre a situação econômica de suas áreas de atuação. Também irão discursar durante o dia o presidente do Federal Reserve de Chicago, Charles Evans, e o presidente do Fed de Dallas, Richard Fisher.

Apenas o começo

A administradora de recursos britânica Schroders ainda vê a possibilidade de mais ganhos para a renda variável em 2009. Segundo o relatório publicado nesta quarta-feira (9), o alto retorno pode fazer com que o investidor levante dúvidas sobre o quanto ainda resta de fôlego ao mercado de ações britânico. Mas, de acordo com o analista Ian Lance, parece ser apenas o começo.

Nova descoberta

A Petrobras (PETR3, PETR4) informou à ANP (Agência Nacional do Petróleo) duas novas descobertas de indícios de hidrocarbonetos. De acordo com o site da agência, foram encontrados em terra vestígios de petróleo nos blocos SEAL-T-410 e SEAL-T-390, ambos situados na bacia de Sergipe, localizada na região Nordeste.

No Brasil

Os investidores avaliam nesta manhã a publicação de dois índices de preços. O IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna) apontou inflação de 0,09% em agosto, após a variação negativa de 0,64% vista em julho, acima das expectativas do mercado que apontavam variação de -0,19% no acumulado mensal.

O IPC-Fipe (Índice de Preços ao Consumidor) referente à primeira quadrissemana de setembro apontou inflação de 0,47%, taxa 0,01 ponto percentual abaixo da registrada na medição anterior. O mercado projetava taxa de 0,31% para o resultado mensal.

Continua depois da publicidade

A agenda doméstica também conta com a divulgação do ICV (Índice de Custo de Vida), formulado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), no qual constam informações sobre o gasto dos paulistanos com assistência à saúde, transporte coletivo e domicílio.