Resultados após pressão

Aperto de regras coloca mais mulheres em conselhos no Canadá

Das 100 maiores empresas de capital aberto do país, 96% tinham em maio ao menos uma mulher entre os diretores, ante 67% há seis anos

(Getty Images)

(Bloomberg) — Parece que a melhor forma de colocar mais mulheres nos conselhos de administração é usar um holofote.

Há seis anos, reguladores começaram a exigir que empresas listadas na Bolsa de Valores de Toronto divulgassem o número de mulheres em cargos sênior, além dos planos para melhorar a diversidade.

Na época, 67% das 100 maiores empresas de capital aberto do Canadá tinham pelo menos uma mulher entre os diretores. Em maio deste ano, a parcela havia aumentado para 96%, de acordo com estudo publicado pela KPMG na segunda-feira. Cerca de metade dessas empresas tinha três ou mais mulheres em cargos de diretoria.

A abordagem canadense de “cumpra ou explique” foi um grande fator de impulso, de acordo com Doron Melnick, sócio da KPMG que escreveu o relatório. Ainda assim, ainda há muito a ser feito.

“As corporações no Canadá precisam continuar a mudança, e as mudanças são necessárias não apenas nos conselhos”, disse Melnick. “É muito importante focar no nível da alta gerência.”

Os homens continuam a superar as mulheres a uma taxa de quase dois para um em assentos no conselho e de três para um para cargos executivos, de acordo com o estudo.

Durante o período de seis anos, 173 mulheres foram indicadas para assentos no conselho – incluindo algumas indicações para vários conselhos – e 108 tornaram-se executivas das maiores empresas do Canadá. Os números se comparam com 332 homens indicados para conselhos e 339 nomeados como executivos.

Os homens que assumiram antes um cargo sênior durante o período também avançaram mais rapidamente: quase a metade foi promovida a cargos executivos em comparação com 39% para as mulheres. Apenas 2% dessas mulheres ocupavam o cargo mais alto, em comparação com 15% dos homens.

Em outubro, Rania Llewellyn tornou-se a primeira mulher a liderar um dos oito maiores bancos domésticos do Canadá.

PUBLICIDADE

É possível operar com apenas R$ 25? Analista mostra como fazer primeiro trade, bater metas de ganhos diários e controlar riscos. Inscreva-se de graça!