Análise

Especialistas comentam efeitos do coronavírus nos mercados e mostram como o investidor pode se proteger

Investidores tentam entender quais os impactos da nova doença, chamada Covid-19, na economia global, para poderem realocar seus investimentos

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Após ficar dois dias fechada por conta do Carnaval, a bolsa brasileira tem forte queda nesta quarta-feira (26), chegando a perdas de 7% em meio ao aumento de casos do novo coronavírus nos últimos dias fora da China e da confirmação do primeiro caso no Brasil.

Investidores agora tentam entender quais os impactos da nova doença, chamada Covid-19, na economia global, para poderem realocar seus investimentos.

PUBLICIDADE

Para comentar o assunto, analistas da XP realizaram uma live falando sobre o que fazer para proteger seus investimentos neste momento. Confira a íntegra no player acima.

Segundo o chefe de alocação da XP, Felipe Dexheimer, é preciso ter em mente que o impacto econômico do novo coronavírus ainda é pequeno e que para se ter uma noção maior do impacto irá demorar mais um pouco.

Ele lembra que o Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre da China só deve ser publicado em abril, enquanto o do segundo trimestre, que poderá indicar se o país conseguiu evitar um impacto maior e até mesmo uma recuperação, apenas em agosto.

Dexheimer recomenda que o investidor diversifique sua carteira e que não entre em pânico neste momento, sendo que vender tudo para comprar depois costuma não ser uma boa estratégia.

Sobre ativos de proteção, ele recomenda sempre ter algo em carteira, mas que para agora, comprar proteção pode ser tarde. Dando o exemplo do ouro, o analista apontou que o metal já subiu bastante e que para avançar muito mais precisaria ocorrer um cenário muito desastroso no mundo.

Já a analista Betina Roxo diz que a visão da XP para médio e longo prazo seguem positiva e que os fundamentos ainda são sólidos, por isso o investidor não deve entrar em pânico agora com a queda do mercado.

PUBLICIDADE

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos