Anúncio do presidente do Fed alavanca o mercado de ações

Conteúdo do Portal InfoMoney – Editoria Mercados

Por  Equipe InfoMoney

O presidente do Federal Reserve (Fed), o banco central dos EUA, Alan Geenspan fez um pronunciamento nesta terça-feira, indicando que o Fed poderia eliminar o viés de alta na taxa de juros básica do país já na próxima reunião. A possibilidade do Fed baixar a taxa de juros tem sido apontada por alguns economistas como sendo o único caminho para evitar um hard landing da economia norte-americana. Atualmente, a combinação de (i)altos preços de energia, (ii) redução de receitas e lucros das empresas, (iii) queda do preço das ações e (iv) aumento de taxa de juros para empréstimo privados, tem exercido pressão negativa sobre o crescimento econômico norte-americano.

O presidente do Fed deu a entender que já na próxima reunião do banco, em 19 de dezembro, a taxa básica de juros poderá estar livre da tendência de alta. Em seu discurso, Greenspan opinou sobre outros momentos de crise enfrentados pela economia norte-americana, como a crise da Ásia e da Rússia em outubro de 1998 e a crise do petróleo na década de 1970, mostrando a importância do controle dos juros para reverter o quadro recessivo.

Em resposta ao seu discurso, os mercados norte-americanos apresentaram forte valorização, com o Nasdaq Composite fechando em alta de 10,48%, o Dow Jones valorizado 3,21% e o S&P 500 subindo 3,74% em relação ao fechamento de ontem.

Compartilhe