ANP: produção de petróleo e gás no Brasil foi recorde em dezembro

Produção de petróleo foi de 2,18 milhões de barris por dia e a de gás, aproximadamente 69 milhões de metros cúbicos por dia

Publicidade

SÃO PAULO – A ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) divulgou nesta segunda-feira (31) dados sobre a produção de petróleo e gás natural no Brasil em dezembro de 2010, período no qual foi registrada produção recorde tanto na produção de petróleo como também na de gás natural.

Segundo a agência, a produção de petróleo foi de 2,18 milhões de barris por dia, número que indica um aumento de 4,4% na passagem mensal. Por sua vez, a produção de gás natural foi de aproximadamente 69 milhões de metros cúbicos por dia, o que representa uma elevação de 4,5% na produção diária em relação a novembro de 2010. Na comparação com o mesmo período de 2009, as altas foram de 9,1% e 14,5%, respectivamente.

Pré-sal, campos e Petrobras
A ANP destaca que no último mês de dezembro, a produção do pré-sal superou a do mês anterior, com 65,2 mil barris de petróleo por dia e 2,312 milhões de metros cúbicos de gás.

Análise de Ações com Warren Buffett

Ademais, considerando-se a produção de petróleo e gás natural, a agência afirma que o crescimento em relação a novembro foi de 110 mil barris de óleo equivalente por dia, sendo os campos de Jubarte, Cachalote e Marlim, todos situados na Bacia de Campos, os principais responsáveis pelos resultados.

Por fim, merece destaque no relatório da ANP o peso que a Petrobras (PETR3, PETR4) tem na produção brasileira. Segundo os dados da agência, 92,53% da produção de petróleo e gás natural do país são provenientes de campos operados pela empresa.