Conteúdo editorial apoiado por

Animado com o S&P? Se a Bolsa subir com vitória de Trump, venda, diz Citi

O “sentimento quase eufórico” que está impulsionando o índice americano deixa o mercado vulnerável a uma correção, alertam estrategistas

Bloomberg

Publicidade

As ações dos Estados Unidos podem estar subindo com a possível vitória de Donald Trump nas eleições da próxima semana, mas, para os estrategistas do Citigroup, uma vitória absoluta do partido republicano será um sinal para vender.

Uma vitória de Trump é geralmente vista como positiva para as ações, pois suas propostas de redução de impostos corporativos tendem a favorecer os lucros das empresas. No entanto, os estrategistas do Citi alertam que o “sentimento quase eufórico” que está impulsionando o índice S&P 500 para o sexto mês consecutivo de ganhos deixa o mercado vulnerável a uma correção.

“Dada a incerteza fundamental que esperamos em um cenário de vitória total de Trump e dos republicanos, estamos inclinados a reduzir a exposição em qualquer rali pós-eleitoral,” escreveu o estrategista Scott Chronert, do Citi, em uma nota datada de 29 de outubro.

Continua depois da publicidade

Os ganhos que levaram o índice de referência a uma máxima histórica têm sido impulsionados pelo crescimento econômico e pelos lucros corporativos, embora uma recente mudança nas apostas de mercado favorecendo Trump também tenha ajudado.

As políticas da vice-presidente Kamala Harris, que incluem a possibilidade de aumentar impostos, têm sido vistas como relativamente mais desfavoráveis para as ações. A maioria das principais pesquisas mostra os dois candidatos praticamente empatados.

O cenário mais otimista para as ações seria uma vitória republicana absoluta — com Trump conquistando a Casa Branca e o partido obtendo maiorias no Senado e na Câmara dos Representantes.

Continua depois da publicidade

Chronert, no entanto, mantém a visão de que as políticas de ambos os candidatos seriam, de forma incremental, negativas para os fundamentos do mercado de ações. Ele afirmou que o S&P 500 parece “totalmente valorizado” nos níveis atuais. Qualquer queda nas ações em decorrência de uma vitória de Harris, com um Congresso dividido, seria uma oportunidade de compra, segundo ele.

Nenhuma das campanhas respondeu imediatamente ao pedido de comentário da Bloomberg em Washington.

© 2024 Bloomberg L.P.