Anglo American e Rio Tinto anunciam cortes para enfrentar queda das commodities

A Anglo American disse que reduzirá seus ativos em 60 por cento e cortará sua força de trabalho para 50 mil funcionários, ante 135 mil

Reuters

Publicidade

JOHANESBURGO/SYDNEY – A mineradora Anglo American anunciou nesta terça-feira que irá vender mais ativos, suspender dividendos até o fim de 2016 e reduzir o número de suas unidades de negócio de seis para três, em um momento de forte queda nos preços das commodities que também levou a Rio Tinto a cortar investimentos previstos para o próximo ano.

A Anglo American disse que reduzirá seus ativos em 60 por cento e cortará sua força de trabalho para 50 mil funcionários, ante 135 mil. Serão formadas três divisões: a De Beers para diamantes, a de Metais Industriais para platina e metais básicos e a de Commodities a Granel, para carvão e minério de ferro.

A companhia tenta levantar 4 bilhões de dólares por meio das vendas de ativos, ante uma meta anterior de 3 bilhões de dólares.

Continua depois da publicidade

“Embora continuemos a entregar nossa reestruturação de negócios e nossos objetivos de performance, a severidade da deterioração dos preços das commodities exige ações ousadas”, disse o presidente-executivo da Anglo American, Mark Cutifani.

Também nesta terça, a Rio Tinto disse que seu orçamento de investimento em 2016 irá cair em cerca de 500 milhões de dólares, para 5 bilhões de dólares.

“Nossa alocação de capital prudente e abordagem disciplinada em relação ao balanço financeiro têm reforçado nossa resiliência durante este período de contínua volatilidade”, disse o presidente-executivo da Rio Tinto, Sam Walsh, em comunicado.