Anglo American consegue licença de instalação para obras no sistema Minas-Rio

Autorização permite início das obras de terraplanagem na área da mina, em investimento que, no total, custará US$ 3,6 bilhões

Publicidade

SÃO PAULO – A Anglo American informou ter obtido na última sexta-feira (18) a licença de instalação para as obras de terraplanagem na área da mina do sistema Minas-Rio.

No total, o investimento custará US$ 3,6 bilhões aos cofres da mineradora sul-africana, que visa produzir e embarcar 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro a partir do meio de 2012.  

Em referência à autorização, o diretor de sustentabilidade Willer Pós da Anglo Ferrous Brazil – subsidiária da mineradora – afirmou: “com a licença em mãos, estamos concretizando o maior projeto mundial da Anglo American”.

Continua depois da publicidade

Barragem
Ademais, a mineradora conseguiu a outorga da barragem de rejeitos do sistema Minas-Rio, após ter enfrentado dificuldades.

A meta da empresa é posicionar-se entre as cinco maiores ofertantes globais de minério de ferro, mercado atualmente dominado por BHP Biliton, Rio Tinto e a brasileira Vale.

De acordo com a LLX Logística, o  sistema Minas-Rio é composto pelas minas de minério de ferro na região de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim, em Minas Gerais, mineroduto com extensão de 525 km e terminal de minério de ferro no Superporto do Açu – da LLX Minas-Rio, cuja participação da Anglo American é de 49%.