Publicidade
SÃO PAULO – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) homologou o reajuste das tarifas de energia elétrica de quatro distribuidoras, dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Os novos valores já entram em vigor na próxima quarta-feira (10).
As quatro empresas atendem cidades do interior paulista, sendo que uma delas também serve uma parte do Estado de Minas Gerais. A média dos aumentos varia de 3,33% a 19,60%.
O cálculo do reajuste exclui o PIS/Cofins, que será agregado pela distribuidora à conta de luz, de maneira semelhante à adotada para o ICMS (Imposto sobre Mercadorias e Prestação de Serviços).
Aumentos menores para as residências
Os percentuais de reajustes são diferenciados por classe de consumo. Para as residências e pequenas empresas (que consomem até 2,3 kV), o único aumento será o de 6,31% da Empresa Bragantina (SP/MG).
A mudança nas tarifas da Empresa Caiuá (SP), Nacional (SP) e da Vale Paranapanema (SP), beneficiará os cidadãos, pois o valor das contas de luz cairá 5,01%, 3,04% e 0,09%, respectivamente.
Continua depois da publicidade
Já para as indústrias e empresas de grande porte (consumo acima de 2,3kV), a mudança não é tão favorável, pois os reajustes farão todas as contas subirem: 3,33% (Caiuá); 4,38% (Vale Paranapanema); 11,54% (Nacional) e 19,60% (Bragantina).