Em mercados / analise-tecnica

É possível ganhar dinheiro na bolsa todos os dias? Analista prova que sim e lança novo desafio para novembro

O analista técnico Bo Williams, da Clear Corretora, mostrou em outubro - em sua sala de trades ao vivo - como é possível ter lucro todos os dias nas operações day trade, mesmo em um mês que o Ibovespa fechou no zero a zero

Bo Williams
(Facebook)

SÃO PAULO - Com conhecimento, disciplina e bom controle emocional, é possível ganhar dinheiro todos os dias na bolsa, mostrou o analista técnico Bo Williams, da Clear Corretora, que tem mais de 15 anos de experiência no mercado e se propôs, no mês passado, a encerrar suas operações com minicontratos com saldo positivo em todos os pregões - mesmo que, nesse caminho, tivesse que passar por um mês de estabilidade (o Ibovespa fechou outubro praticamente no zero a zero, +0,02%, a 74.308 pontos). 

O objetivo, conta Bo, era mostrar ao investidor iniciante que, se ele conseguir se concentrar na didática, psicologia e execução das operações, ele pode ter um resultado positivo no mercado, sem, neste primeiro momento, se preocupar tanto com o lado financeiro. 

Como descobrir a hora certa de comprar e vender na Bolsa? Clique aqui e aprenda gratuitamente com Bo Williams e Fernando Góes

Por isso, o analista estipulou como regra que, o investidor que seguisse o desafio - que foi aberto na sua sala de trade ao vivo que comanda diariamente na Clear (cadastre-se gratuitamente na corretora para ter acesso) -, abrisse operações com até 5 minicontratos do Ibovespa, justamente para ter tranquilidade durante o pregão. Todos as oportunidades na bolsa foram rastreadas pelo trade system desenvolvido pelo próprio analista, o PhiCube, que busca, principalmente, identificar a força de uma tendência (para baixo ou para cima) e quando há consolidação no mercado.  

O resultado, comenta o analista, foi um ganho médio de 480 pontos por dia nos minicontratos do índice (ou R$ 260,00) em cerca de 20 operações diárias. 

"Virando o jogo"
"Foi uma oportunidade de 'virar o jogo', ver que é possível ter consistência no mercado e que psicologia é 90% das operações, como sempre reforça Bo", disse o advogado e economista Wendel Jales, 43, que acompanha a sala de trades do analista desde o começo deste ano e participou do desafio de outubro. 

Segundo ele, que mora na Flórida, Estados Unidos, mas realiza suas operações somente no mercado brasileiro, o desafio foi uma chance de ver que era possível ter consistência nas operações e uma reafirmação de que controle emocional é fundamental nas operações. "O Bo afirma com muita ênfase: você só pode por no mercado aquilo que está realmente disposto a perder; e é isso que tenho feito e que tem me dado tranquilidade nas operações", disse.

De Curitiba, o aposentado Dario Eduardo Zoppo Júnior, 54, disse que também seguiu o desafio e que obtive um resultado muito bom no período. "Adoro o trabalho do Bo, segui o proposto e consegui ficar no positivo todos os dias. Principalmente para o investidor iniciante, isso é muito bom", comentou.

Novo desafio para novembro
Diante do sucesso de outubro, o analista lançou um novo desafio para novembro. Segundo ele, o objetivo é o mesmo: sair todos os dias com ganhos nas operações; mas com alguns ajustes nas regras, utilizando agora, por exemplo, um tempo gráfico maior (de 4 minutos, anteriormente eram 15 segundos e 1 minuto), com a finalidade de deixar o ritmo mais lento, mais adequado aos investidores iniciantes, do ponto de vista operacional e psicológico.  

Veja abaixo as 9 regras dos desafios de novembro: 

1) Vencer todos os dias de novembro
2) Realizar no máximo 10 operações por dia;
3) Usar gráficos de 4 minutos; 1 minuto apenas para consultar a entrada;
4) "Stop loss" financeiro de, no máximo, R$ 300;
5) Operar, no máximo, 5 minicontratos do Ibovespa;
6) Operar, no máximo, 2 minicontratos do dólar;
7) Posição com blue chips de, no máximo, 1.000 ações;
8) Track record publicado semanalmente;
9) Operações executadas ao vivo durante o pregão na conta demo da TradeZone

Quer participar? Clique aqui, cadastre-se na Clear Corretora e comece a seguir a sala de trades do analista Bo Williams. 

 

Contato