Conteúdo editorial apoiado por
IM Trader

As 9 ações que podem “subir até a Lua”, segundo método do trader americano

Bo Williams mostra uma lista de ativos que, seguindo sua metodologia PhiCube, entraram em forte tendência de alta após o rali recente da Bolsa

Thiago Salomão

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa virou para tendência de alta desde o final da semana passada e já acumula ganhos de mais de 12% em pouco menos de um mês. Se o “termômetro” do mercado só trouxe otimismo para os compradores agora, muitas ações que fazem parte do índice já indicavam uma tendência altista muito antes – e podem inclusive se valorizar muito mais nos próximos pregões. 

Analista técnico da Clear Corretora, o norte-americano Bo Williams também é criador do trade system PhiCube. Utilizando seus conhecimentos em exatas, adquiridos na época em que era engenheiro mecânico e nuclear e serviu a marinha dos EUA por nove anos, Williams desenvolveu o PhiCube com o intuito de identificar quais ações e índices estão em tendência (de alta ou de baixa) e quais estão em consolidação (sem tendência definida).

Como um bom identificador de tendências, a metodologia PhiCube funciona muito melhor em papéis que engatam um movimento claro – seja de alta ou de baixa. A “força” de uma tendência de alta depende de quantas linhas verdes formaram-se abaixo dos preços da ação, sendo o máximo de três linhas. “Quando uma ação está com três linhas verdes, eu digo aos meus clientes essa ação tem alvo na Lua”, diz Bo. Na prática: ela tem caminho aberto para subir por muito tempo.

O analista explica que o movimento recente de alta tem provocado uma mudança geral no comportamento do mercado, colocando muitos papéis em forte tendência de alta nos gráficos diário, semanal e mensal – representados por cada uma das linhas verdes em seu trade system. “Na metodologia PhiCube, em vez de procurar reversão, acreditamos que o comportamento atual do preço vai continuar”, diz Bo, que inclusive esteve no Visão Técnica da última sexta-feira (veja a entrevista clicando aqui).

9 ações partindo para a Lua
Através da sua metodologia, Bo Williams mostra uma lista de ativos com maior probabilidade de continuar em forte tendência de alta após esse rali recente da Bovespa. Dos 9 papéis, três são de empresas com receita exposta ao dólar: Fibria, Suzano e JBS

“Faz tempo que recomendamos compras no dólar e em papéis associados. Continuo vendo lindas oportunidades nestes papéis, mas outros ativos se juntaram à lista das ações que estão indo para a Lua”, diz o analista da Clear.

Muitas destas ações já têm apresentado uma alta muito forte faz um bom tempo. É o caso da JBS, que da metade de janeiro pra cá já subiu mais de 50% e opera nas suas máximas históricas. “Muitas vezes, recebo críticas por recomendar papeis que já subiram demais. Mas tendência forte é assim: daqui alguns meses é bem provável que estes papéis estejam significamente acima dos preços atuais”, defende-se o trader.

As 9 ações que podem “ir até a Lua”:

Empresa Ação Desempenho
em 2015*
Fibria FIBR3  +34,88%
Cielo

CIEL3

 +15,64%
Suzano SUZB5  +25,96%
Ambev ABEV3 +19,69% 
JBS JBSS3  +38,13%
Lojas Americanas LAME4 -1,61% 
Lojas Renner LREN3 +22,83% 
Klabin KLBN11  +26,65%
OdontoPrev ODPV3  +14,74%
*fechamento de 6 de abril

Os gráficos abaixo mostram 3 das 9 ações da Lista de Bo, extraído do trade system PhiCube, com o preço de todos eles estando acima das três linhas verdes:

Fibria

Lojas Renner

Klabin

Thiago Salomão

Idealizador e apresentador do canal Stock Pickers