Anac aceita todos documentos de proponentes para leilão de aeroportos

Nesta sexta-feira ocorre a sessão pública do leilão para os aeroportos de Galeão, no Rio de Janeiro, e Confins, em Minas Gerais

Reuters

Vista aérea do Galeão

Publicidade

SÃO PAULO – A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aceitou todos os documentos apresentados pelas proponentes interessadas em participar do leilão dos aeroportos Antônio Carlos Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, e Tancredo Neves (Confins), em Minas Gerais, informou a agência nesta quinta-feira.

A entrega das propostas e documentos para habilitação no leilão ocorreu no dia 18 o certame ocorrerá nesta sexta-feira (22) a partir das 10h, em São Paulo.

A Anac não informou quais as empresas proponentes e nem quantos grupos estão habilitados para a competição. Mas cinco grupos devem disputar a concessão do aeroporto do Galeão, sendo que pelo menos três deles também disputarão o aeroporto de Confins, disse à Reuters uma fonte do governo que acompanha de perto o processo de concessão, nesta semana.

Continua depois da publicidade

Na segunda-feira, apenas a concessionária Invepar e a Odebrecht, que atua nas áreas de construção e infraestrutura, confirmaram a entrega de propostas, em consórcios diferentes.

Uma fonte informou que a Invepar integra o consórcio formado por Ecorodovias e pela alemã Fraport, com uma participação minoritária de 14,99 por cento. Ecorodovias e Fraport possuem 42,505 por cento cada.

Os três consórcios que devem disputar o aeroporto de Confins incluem o da CCR com as operadoras dos aeroportos de Munique e Zurique; o da Odebrecht com a Changi Airport, de Cingapura; e o da Queiroz Galvão com a espanhola Ferrovial, disseram à Reuters nesta quinta-feira duas fontes, uma do governo e outra de um dos grupos.

Continua depois da publicidade

Além disso, a operadora francesa ADP e a holandesa Schiphol estariam associadas à brasileira Carioca Engenharia em outro consórcio, segundo fonte.