Transporte de mercadorias

Amazon trabalha em projeto de logística no Brasil em parceria com startup financiada por Soros

Em parceria com a CargoX, eles planejam utilizar caminhões à prova de balas para fazer as entregas de mercadorias de alto valor da empresa

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – A Amazon.com está trabalhando em um projeto piloto de logística para o transporte de mercadorias no Brasil, em parceria com a startup de caminhões CargoX, apoiada pela Goldman Sachs e George Soros. A informação foi divulgada pela Bloomberg, após relato de uma fonte que preferiu não ser identificada.

A gigante do e-commerce e a startup de transporte planejam utilizar caminhões à prova de balas para fazer a entrega de mercadorias de alto valor da empresa, incluindo eletrônicos. Os caminhões pesados são mais lentos e tendem a reduzir o ritmo dessas entregas, por isso, estão estudando dados preditivos e a implementação de outras tecnologias.

A CargoX é uma startup “estilo Uber”, ela liga caminhoneiros autônomos a empresas que demandam seus serviços, visando melhorar o transporte de carga brasileiro e acabar com capacidade ociosa. Entre seus clientes estão a Unilever NV e a Ambev SA. Em junho, possuía cerca de 7.000 motoristas registrados.

Crescimento

O mercado de eletrônicos e eletrodomésticos da Amazon foi lançado no Brasil há um ano, após a gigante passar cinco anos vendendo apenas livros. Agora, a empresa corre atrás do tempo perdido.

O MercadoLivre domina o comércio eletrônico no Brasil hoje, segundo o Portal E-Commerce Brasil. A Amazon ocupa o 11° lugar entre os sites de compras on-line, atrás de empresas como o Magazine Luiza e a Aliexpress. A perspectiva para varejo online é gigante: espera-se que as vendas de comércio eletrônico aumentem em 12% este ano, para R$ 53,5 bilhões de reais.

Mas todas as empresas dessa área no Brasil lutam com a logística de entrega. O sistema de transporte é feito quase exclusivamente por caminhões, sendo que muitas das estradas ainda não são pavimentadas – a importância da categoria ficou clara durante a greve em maio. A segurança também é outra grande preocupação, os assaltos em estradas são tão frequentes que raramente ocupam as manchetes.

Invista melhor seu dinheiro. Abra uma conta na XP.