Amazon trabalha em projeto de logística no Brasil em parceria com startup financiada por Soros

Em parceria com a CargoX, eles planejam utilizar caminhões à prova de balas para fazer as entregas de mercadorias de alto valor da empresa

Mariangela Castro

Publicidade

SÃO PAULO – A Amazon.com está trabalhando em um projeto piloto de logística para o transporte de mercadorias no Brasil, em parceria com a startup de caminhões CargoX, apoiada pela Goldman Sachs e George Soros. A informação foi divulgada pela Bloomberg, após relato de uma fonte que preferiu não ser identificada.

A gigante do e-commerce e a startup de transporte planejam utilizar caminhões à prova de balas para fazer a entrega de mercadorias de alto valor da empresa, incluindo eletrônicos. Os caminhões pesados são mais lentos e tendem a reduzir o ritmo dessas entregas, por isso, estão estudando dados preditivos e a implementação de outras tecnologias.

A CargoX é uma startup “estilo Uber”, ela liga caminhoneiros autônomos a empresas que demandam seus serviços, visando melhorar o transporte de carga brasileiro e acabar com capacidade ociosa. Entre seus clientes estão a Unilever NV e a Ambev SA. Em junho, possuía cerca de 7.000 motoristas registrados.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Crescimento

O mercado de eletrônicos e eletrodomésticos da Amazon foi lançado no Brasil há um ano, após a gigante passar cinco anos vendendo apenas livros. Agora, a empresa corre atrás do tempo perdido.

O MercadoLivre domina o comércio eletrônico no Brasil hoje, segundo o Portal E-Commerce Brasil. A Amazon ocupa o 11° lugar entre os sites de compras on-line, atrás de empresas como o Magazine Luiza e a Aliexpress. A perspectiva para varejo online é gigante: espera-se que as vendas de comércio eletrônico aumentem em 12% este ano, para R$ 53,5 bilhões de reais.

Continua depois da publicidade

Mas todas as empresas dessa área no Brasil lutam com a logística de entrega. O sistema de transporte é feito quase exclusivamente por caminhões, sendo que muitas das estradas ainda não são pavimentadas – a importância da categoria ficou clara durante a greve em maio. A segurança também é outra grande preocupação, os assaltos em estradas são tão frequentes que raramente ocupam as manchetes.

Invista melhor seu dinheiro. Abra uma conta na XP.