Conteúdo editorial apoiado por

Amazon registra fortes vendas em serviço de nuvem; receita e lucro batem expectativas

O impulso da IA ajudou os resultados da Amazon novamente, com os serviços de nuvem se destacando e retomando o crescimento após queda em 2023

Bloomberg

(Giovanna Sutto/InfoMoney)

Publicidade

O serviço de nuvem da Amazon (AMZN) registrou o maior crescimento de vendas em um único ano, sinal de que a unidade mais lucrativa da varejista está se recuperando de uma queda à medida que as empresas retomam os gastos em projetos de tecnologia. As ações subiram no pregão estendido em Nova York nesta terça (30).

A receita do 1º trimestre aumentou 13%, para US$ 143,3 bilhões, em comparação com a estimativa média dos analistas, de US$ 142,6 bilhões. A Amazon registrou um lucro operacional de US$ 15,3 bilhões. Os analistas, em média, projetavam US$ 11 bilhões, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.

O CEO Andy Jassy cortou custos nos últimos anos e se concentrou na lucratividade do negócio de varejo central da Amazon, demitindo milhares de pessoas e promovendo uma rede de galpões logísticos mais eficiente. Ao mesmo tempo, o executivo promoveu grandes investimentos em serviços de inteligência artificial, setor que a Amazon espera que gere dezenas de bilhões em receita nos próximos anos.

Continua depois da publicidade

As vendas da unidade de nuvem Amazon Web Services foram de US$ 25 bilhões até o período encerrado em 31 de março, um aumento de 17% em relação ao ano anterior. Analistas estimavam que as vendas da AWS fossem de US$ 24,1 bilhões.

“A combinação de empresas renovando seus esforços de modernização de infraestrutura e o apelo dos recursos de IA da AWS está reacelerando a taxa de crescimento (agora em uma taxa de execução de receita anual de US$ 100 bilhões)”, disse Jassy no comunicado.

O crescimento das vendas na unidade de nuvem desacelerou para uma mínima recorde no ano passado, à medida que as empresas reduziram os gastos com tecnologia e buscaram reduzir as contas de computação que aumentaram durante a pandemia. Os investidores têm apostado em uma recuperação neste ano, especialmente após fortes resultados na semana passada da Microsoft (MSFT) e do Google, da Alphabet (GOOGL), os dois principais rivais da Amazon no negócio de computação e armazenamento de dados.

Continua depois da publicidade

Os resultados são os primeiros desde que a Amazon introduziu a publicidade em vídeo no serviço de streaming Prime Video, criando uma nova fonte de receita. A receita de publicidade aumentou 24%, para US$ 11,8 bilhões.

As ações da Amazon subiram cerca de 4% nas negociações estendidas, após fecharem a US$ 175 em Nova York. Em 2024, as ações já saltaram cerca de 15%.

© 2024 Bloomberg L.P.