Amazon e Apple são diametralmente opostas em uma coisa: powerpoint

Alex Szapiro, CEO da Amazon no Brasil, já passou pelas duas empresas e teve de se adaptar

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Apresentações em formato de slides (popularmente conhecido pelo nome do programa PowerPoint, da Microsoft) são completamente proibidas na Amazon, a provável próxima empresa de US$ 1 trilhão. Curiosamente, o mesmo formato é totalmente vital na rotina dos funcionários da Apple – atual única empresa de US$ 1 trilhão.

Durante o lançamento do livro A Nova Geração de CEOs, Alex Szapiro, CEO da Amazon no Brasil e ex-funcionário da Apple, falou sobre essas naturezas diametralmente opostas.

“Na Amazon, o PPT é completamente proibido. Tudo começa com a criação de um press release [formato de texto utilizado por assessorias de imprensa para enviar novidades a jornalistas]”, comenta o executivo. Segundo ele, esta é, na visão da empresa, a melhor maneira de partir do problema do cliente para a criação de uma solução, evitando o “telefone sem fio”.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Após criar o press release, com no máximo 6 páginas, o proponente de cada projeto apresenta este texto em uma reunião de formato inusitado. Invariavelmente, os primeiros 30 minutos de qualquer reunião na Amazon é destinado à leitura. “Ficam todos em silêncio lendo o documento, para depois sabatinar os autores”, narra Szapiro.

A partir deste momento, toda a equipe vira dona do projeto e é obrigatório que se chegue a uma decisão: não existe possibilidade de entrar em uma reunião na Amazon e sair sem uma ação futura relacionada ao tema proposto – ainda que seja descarta-lo totalmente.

Segundo o CEO, a Amazon acredita que colocar uma ideia no papel por escrito é a melhor forma de evitar que a pessoa apresentando a ideia se sobreponha à proposta em si. “A gente sabe que no mundo há pessoas extrovertidas ou tímidas, e o primeiro tipo se sobrepõe normalmente”, diz. Acima disto, escrever o conteúdo no papel é uma forma de garantir um trabalho intelectual intenso antes da reunião do projeto. “A pessoa pensa muito mais, pesquisa, usa números e gráficos”, lista Szapiro. “Escrever é muito difícil”, acrescenta.

Continua depois da publicidade

Apple

Na empresa criada por Steve Jobs e mantida por Tim Cook, a imagem e a apresentação são muito mais relevantes. “O power point era tudo. Às vezes a gente passava horas para escolher a cor de um mísero detalhe”, comenta o ex-funcionário.

As apresentações da Apple ao mercado e os próprios produtos lançados pela gigante demonstram essa imensa preocupação com a imagem: nada na Maçã pode ser apresentado sem perfeição. “E funciona”, reconhece o atual concorrente. “Nada aqui é uma receita de bolo”, diz, sobre os perfis de CEOs apresentados no livro.

Invista na sua carreira: abra uma conta na XP – é de graça!

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney