Publicidade
SÃO PAULO – Alunos japoneses da sexta série do ensino fundamental e do primeiro ano do ensino médio possuem altas notas em conhecimentos básicos, mas notas baixas em conhecimento aplicados em matemática e língua japonesa.
A comprovação é resultado de um teste aplicado em abril pelo ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do país. O exame mostra que houve uma melhora em termos de conhecimento, nos últimos 43 anos, mas ainda há desafios na aplicação desse conhecimento.
Resultados
Enquanto o índice de acerto nas perguntas de conhecimento básico ficou entre 73% e 82%, as questões de conhecimentos aplicadas tiveram índice entre 61% e 72%. Os resultados mostraram também que 96% dos estudantes responderam corretamente uma pergunta para calcular a área de um paralelogramo, mas, quando a pergunta era sobre a área de um estacionamento em um mapa, o índice de acertos caiu.
Continua depois da publicidade
A média de acertos nas perguntas de conhecimentos básicos de matemática e português é de 82%, tanto para alunos do ensino fundamental quanto para os do ensino médio. Na prova de estudos aplicados, esses estudantes acertaram, em média, 63% e 64%, das questões de japonês e matemática, respectivamente.
Já os estudantes do ensino médio tiveram 82% de acertos no teste de conhecimentos básicos de língua japonesa, enquanto em matemática a média de respostas corretas foi de 73%. O índice de acertos em conhecimentos aplicados também diminui, tanto em língua japonesa, com 72%, como em matemática, com 61%.
Fontes oficiais do ministério da educação afirmaram que os resultados obtidos irão refletir em sua política de planejamento e que pretendem revisar o currículo escolar.