Alta generalizada nas bolsas latino-americanas

Conteúdo do Portal InfoMoney – Editoria Mercados

Por  Equipe InfoMoney

As bolsas latino-americanas fecharam em alta generalizada nesta quinta-feira, influenciadas pelo desempenho positivo dos índices norte-americanos. Às 18h46 de Brasília, o Nasdaq Composite regitrava alta de 3,12%, enquanto o Dow Jones Industrial e o S&P500 apresentavam variações positivas de 1,00% e 1,51%, respectivamente.
O índice Merval da Bolsa de Buenos Aires encerrou o pregão em alta de 2,69%. Com o crescimento do número de casos de “vaca louca” no mercado europeu, o governo argentino está tomando providências para que suas exportações de carne para a Europa não sejam afetadas pelo pânico dos consumidores. A Secretaria da Agricultura anunciou hoje que a Argentina está considerada, internacionalmente,como livre do mal do vírus da vaca louca. A carne é um dos principais produtos da pauta de exportação argentina. Hoje, o jornal El Cronista anunciou que o governo argentino realizará um swap de US$ 3 bilhões de bônus argentinos de curto prazo por papéis de longo prazo. Segundo o jornal, detalhes só serão divulgados amanhã, quando o ministro da economia argentino, Jose Luis Machinea, encontrar banqueiros e investidores em Nova York.
As maiores altas entre os componentes do índice Merval ficaram para as ações do Grupo Financiero Galicia (+6,28%), do banco Galicia y Buenos Aires (+6,05%) e da Telecom Argetina(+5,61%),que apresentou uma valorização de 44% desde o início deste ano. Contrariando a tendência da bolsa argentina, os destaques de queda ficaram para as ações da Pecon Energy (-2,25%), da termoelétrica Central Costanera (-1,55%) e da Cresud (-1,27%).

O índice IPC da Bolsa do México fechou em alta de 1,94%, na expectativa do início do período de entrega dos resultados das empresas mexicanos. Segundo um analista mexicano, o mercado espera bons resultados do setor financeiro, cuja divulgação foi iniciada ontem com o banco Banacci. Após a decisão da OPEP de reduzir a produção de petróleo em 1,5 milhão de barris por dia a partir de fevereiro, o secretário de Energia, Ernesto Martens, declarou que nos próximos dias o México decidirá se irá seguir dos mesmos passos da OPEP, ou se aumentará em 300 mil barris sua plataforma de exportação de petróleo.
A produtora de vidro Vitro obteve a maior variação positiva entre os componentes do índice IPC(+12,03%), após ter registrado queda de 47% em 2000. Outros destaques de alta ficaram para as ações da construtora Corporacion Geo (+7,73%), do Grupo Financiero Banamex (+5,89%)e do Grupo Modelo (+5,73%). Por outro lado, as maiores quedas ficaram para as ações das Empresas ICA (-1,37%), do Cementos Mexicanos (-1,13%) e da Fomento Economico Mexicano (-0,81%).

O índice IPSA da Bolsa de Santiago fechou em alta de 1,38%, registrando a maior variação positiva desde o início do ano em função de rumores de que o Banco Central chileno iria reduzir a taxa de juros hoje. Economistas chilenos acreditam que a redução será se 0,5 ponto percentual. No início desta semana, o ministro das Finanças, Nicolas Eyzaguirre, declarou que o governo reviu suas projeções para 2001 e modificou a estimativa da taxa de crescimento de 6% para 5,5%. O ministrou explicou que a desaceleração da economia norte-americana foi um dos fatores responsáveis pela reformulação da estimativa. Nesta quinta-feira, o Banco Central anunciou que a atividade econômica em novembro cresceu 4,6%, resultado inferior ao esperado pelos analistas.






















Outros mercados: Brasil Ibovespa +1,92%
Colômbia IBB+0,44%
Venezuela IBVC+0,20%
Peru ISBVL+0,48%

Compartilhe