Publicidade
SÃO PAULO – As bolsas asiáticas fecharam em queda, nesta quinta-feira, após cinco dias de altas consecutivas, pressionadas pela valorização do petróleo. Exportadoras como a Fuji Film e a Kia Motors caíram, prejudicadas pela especulação de que os EUA aumentarão a taxa básica de juro.
A baixa das bolsas asiáticas é resultado da queda do mercado acionário norte-americano na última sessão. Os altos preços do petróleo ameaçam frear os gastos dos consumidores nos Estados Unidos, maior consumidor mundial de energia, e aumentar as despesas de companhias em países como o Japão e a Coréia do Sul, que importa a maior parte de seu petróleo.
Queda em encomendas pressiona bolsa de Tóquio
No Japão, um relatório do governo mostrou que as encomendas de maquinário por parte da indústria diminuíram, pressionando os índices, apesar de ter mostrado que a produção industrial e os gastos dos consumidores cresceram.
A Fanuc, maior fabricante de robôs industriais, sofreu desvalorização de 2,3%, enquanto a Tokyo Electron, segunda maior fabricante mundial de equipamento de produção de semicondutores, caiu 1,8%.
Bolsas asiáticas fecham em baixa
O índice Nikkei, da bolsa de Tóquio, apresentou baixa de 0,85% no pregão de hoje e atingiu 11.865 pontos, acumulando no ano valorização de 3,27%.
Por sua vez, o índice Hang Seng da bolsa de Hong Kong encerrou o pregão em baixa de 0,61% chegando a 13.856 pontos e, com isso, o acumulado no ano aponta para baixa de 2,63%.
![]() |
||||||
![]() |
%Var Dia | Pontos | %Var 30D | %Var Ano | ![]() |
|
![]() |
||||||
![]() |
H Seng | -0,61 |
13.856 | +0,07 |
-2,63 |
![]() |
![]() |
Nikkei | -0,85 |
11.865 | +3,26 |
+3,27 |
![]() |
![]() |
||||||

