Alpargatas (ALPA4) tem lucro 34% maior no 3º trimestre; vendas aos EUA se destacam

Unidade Havaianas Internacional registrou crescimento de Ebitda e margens positivas pelo terceiro trimestre consecutivo

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A Alpargatas (ALPA4) apresentou lucro líquido recorrente de R$ 155,5 milhões no terceiro trimestre, uma alta de 34,1% na comparação com o mesmo período do ano passado, de R$ 116,0 milhões.

A empresa informou ainda o lucro societário, que somou R$ 157,7 milhões, revertendo prejuízo de R$ 2,6 milhões de um ano antes. Tal variação se explica pelas operações descontinuadas, redução de itens não recorrentes e aumento do resultado operacional.

Já o lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda, na sigla em inglês) recorrente somou R$ 185,7 milhões, expansão de 17,4%, com uma margem de 17,5% (0,7 p.p.).

Ebook Gratuito

Como analisar ações

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber para fazer suas próprias análises

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Por sua vez, o Ebitda societário avançou 42,6%, a R$ 201,2 milhões, com margem de 18,9% (4 p.p.).

Segundo a empresa, a unidade Havaianas Internacional registrou crescimento de Ebitda e margens positivas pelo terceiro trimestre consecutivo, “mesmo considerando o aumento de investimentos na marca durante o período”.

Vendas crescem

A receita líquida cresceu 12,7%, saindo de R$ 943,5 milhões há um ano, para R$ 1,062,9 bilhão no trimestre encerrado em 30 de setembro de 2021.

Continua depois da publicidade

A alta no Brasil foi ainda maior, 13,9%, enquanto o mercado internacional cresceu 8,3% na receita líquida. Entretanto, em termos de volume, as vendas no Brasil avançaram só 1,1% e no exterior 23,4%.

No total, o volume de peças vendidas cresceu 1,7%, para 69,477 milhões, chegando a 186,451 milhões no acumulado do ano.

O CEO da Alpargatas, Beto Funari, destacou que “os resultados demonstram a força da marca Havaianas, com crescimento nos mercados internacional e do Brasil”.

A empresa planeja em 2022 investimentos de R$ 600 milhões em ampliação da capacidade para atender a demanda por Havaianas nos anos que virão.

EUA

No exterior, em volume, as vendas para os Estados Unidos avançaram 40%, porém a receita cresceu apenas 1%. Contudo, o Ebitda avançou 33%.

Nos demais mercados internacionais, houve redução do volume no terceiro trimestre para China (-33%) e Europa (-1%). Vindo da China, o Ebitda cresceu 37%, mas da Europa recuou 53%.

Curso inédito “Os 7 Segredos da Prosperidade” reúne ensinamentos de qualidade de vida e saúde financeira. Faça sua pré-inscrição gratuita.