Alcatel divulga resultados e prevê futuro promissor; ações sobem 6%

Conteúdo do Portal InfoMoney – Editoria Mercados

Por  Equipe InfoMoney

A Alcatel, fabricante francesa de equipamentos de telecomunicações, é hoje o grande destaque do mercado francês e mundial. Diante das baixas expectativas em relação ao aumento das vendas no mercado de transferências de dados, seus resultados dão uma esperança de melhor desempenho das empresas européias do setor.
Ao contrário das suas rivais do lado oposto do Atlântico, como Lucent Techlogies e Nortel Networks, terem apresentado resultados abaixo das expectativas, a Alcatel apresentou um aumento nas vendas de 36,4% totalizando 31,41 bilhões de euros, surpreendendo os analistas. A Europa representou mais da metade das vendas totais da empresa (53,7%), enquanto os EUA respondem por 22,2%, Ásia 7,3% e os 16,8% restante, distribuído pelos outros mercados do mundo. Os executivos da empresa acreditam que esse desempenho seja fruto da melhor estrutura e produtividade da companhia em relação as concorrentes.
Essa surpresa fez com que ocorresse uma corrida por suas ações, que apresentava alta de 6,1%, sustentando a bolsa parisiense. Os resultados animadores da Alcatel influenciaram outras empresas como a finlandesa Nokia que subia 1,3% e a sueca Ericsson em alta de 2,3%. A valorização dos papéis da empresa francesa é visto por alguns analistas como um ajuste de preço, já que a empresa tinha perdido 15% de seu valor desde 17 de janeiro, mas ainda assim impulsionadas por seus resultados.

O lucro líquido do quarto trimestre subiu 26% para 426 milhões de euros, em relação ao mesmo período de 1999, quando os números registrados ficaram em 338 milhões de euros. Seu lucro operacional em 2000 ficou em 2,25 bilhões de euros ante os 1,27 bilhão referente ao ano passado, terminando o ano com o lucro líquido em 1,32 bilhão de euros, mais que o dobro dos 644 milhões de euros reportados no ano anterior. O lucro por ação em 2000 ficou em 1,20 euro ante os 0,69 euro de 1999.
O aumento da internet de banda larga e os investimentos em novas redes de transmissão de dados fizeram com que a área de cabos óptica da empresa tivesse um ótimo desempenho. Apesar das opiniões de muitos analistas apontarem para uma desaceleração no setor de telecomunicações na Europa, a empresa – em um comunicado divulgado junto com os resultados – acredita em um aumento das vendas e seus lucros crescendo em uma taxa duas vezes maior que a atual. A companhia ainda aposta que seu maior crescimento será no mercado asiático/pacífico e está aumentando suas operações na região.

Compartilhe