Agropecuária brasileira deve crescer mais de 4% em 2017

Principal fonte de crescimento deve vir da safra de grãos e ganhos de produtividade nas lavouras

Datagro

Publicidade

O Valor Bruto de Produção (VBP) da agropecuária brasileira deve totalizar 544,9 bilhões neste ano. O resultado apresenta uma alta de 4,4% em relação ao resultado obtido em 2016, que foi de R$ 521,7 bilhões. As informações são da Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Para este ano, o Mapa espera que o faturamento das lavouras tenha incremento de 10,2%. Já para a pecuária, o resultado deve ser 6,3% inferior.

“A principal fonte de crescimento do VBP neste ano é a safra esperada de 233 milhões de toneladas de grãos, segundo o IBGE. Outro ponto importante a observar são os ganhos de produtividade das lavouras estimados em 21,6% em relação a 2016, para a safra de verão, e de 20,2% para as de inverno”, disse em nota, o coordenador-geral de Estudos e Análises da SPA, José Garcia Gasques.

Continua depois da publicidade

Neste ano, os maiores aumentos no VBP do segmento agrícola foram observados nas culturas da mandioca (+82,4), algodão (+70,6%) e cana-de-açúcar (+51,8). Na pecuária, destacam-se os resultados na carne suína (10,2%) e no leite (2,4%). “Nos dois casos o efeito dos preços tem sido a principal causa do acréscimo do faturamento em 2017”.

Tópicos relacionados