Brasil é o 3o. maior exportador de produtos agrícolas

O Brasil assumiu o posto de 3º. maior exportador de produtos agrícolas, sendo superado apenas pela União Europeia e os Estados Unidos, aponta o “Relatório Estado de Mercados de Commodities Agrícolas 2018”, divulgado nesta semana pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).De acordo com o documento, a participação brasileira nas exportações de […]

Datagro

Publicidade

O Brasil assumiu o posto de 3º. maior exportador de produtos agrícolas, sendo superado apenas pela União Europeia e os Estados Unidos, aponta o “Relatório Estado de Mercados de Commodities Agrícolas 2018”, divulgado nesta semana pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Brasil aumentou sua participação no comércio agrícola mundial (Foto: Ivan Bueno)

De acordo com o documento, a participação brasileira nas exportações de produtos agrícolas saltou de 3,2% em 2000 para 5,7% em 2016. O Brasil também é citado no trabalho por ter ganhado maior importância em mercados agrícolas mundiais como parte das economias emergentes, ao lado da China, da Índia, da Indonésia e da Rússia.

Segundo o estudo, a principal razão para o incremento do comércio de produtos da agricultura foi o crescimento econômico global, marcado pela subida para o dobro do Produto Interno Bruto (PIB) mundial desde 2000. Conforme o relatório da FAO, o valor do comércio agrícola mundial aumentou mais que o triplo em 15 anos. A melhora global foi de US$ 570 bilhões em 2000 para US$ 1,6 trilhão em 2016. O documento assinala que, a cada ano, o comércio de produtos agrícolas subiu mais de 6% em nível global.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Outros fatores, indica o trabalho, para o avanço do comércio agrícola incluem o crescimento da população, os avanços nos transportes, as tecnologias da informação e comunicação e as melhorias no acesso ao mercado. A produção global continuou aumentando para atender à demanda e ao comércio.

Desafios

O documento, entretanto, alerta para as implicações significativas das mudanças climáticas para a agricultura e a segurança alimentar. Fatores como aumento das temperaturas médias, mudanças no padrão de chuvas, subida do nível do mar, mais eventos climáticos extremos e possíveis danos causados por pragas e doenças devem afetar a produção. Os setores agrícola, da pecuária, da pesca e da aquicultura devem sofrer grande impacto.

Continua depois da publicidade

As regiões áridas e semiáridas serão expostas a menos chuvas e a temperaturas mais altas, que devem provocar perdas na agricultura. Já os países em áreas temperadas devem se beneficiar de um clima mais quente. Como resultado, a mudança climática pode acentuar as desigualdades já existentes e expandir ainda mais o fosso entre países desenvolvidos e em desenvolvimento.