Brasil colhe segunda maior safra da história em 2017/18

A safra brasileira de grãos encerrou o ciclo 2017/18 com uma produção de 228,3 milhões de toneladas, a segunda maior colheita da história, atrás apenas do montante produzido em 2016/17, segundo informações divulgadas hoje (11) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Masterclass As Ações mais Promissoras da Bolsa Baixe uma lista de 10 ações de Small […]

Datagro

Publicidade

A safra brasileira de grãos encerrou o ciclo 2017/18 com uma produção de 228,3 milhões de toneladas, a segunda maior colheita da história, atrás apenas do montante produzido em 2016/17, segundo informações divulgadas hoje (11) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Produtividade baixa afetou desempenho da colheita de grãos

Em relação à temporada anterior, a área plantada cresceu 1,4%, atingindo 61,7 milhões de hectares. A soja continua como principal grão do País, com crescimento de área e produtividade. Apesar da estiagem ter prejudicado o plantio, a colheita totalizou  119,3 milhões de toneladas.

Com o mercado favorecendo ao produtor, o algodão é outro destaque positivo nesta safra. E  com uma área plantada de 1,17 milhão de hectares, o que representa um crescimento de aproximadamente 25%, e uma produtividade (algodão em caroço) de 4.267 quilos por hectare, o produto registra produção de 5 milhões de toneladas.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

LEIA TAMBÉM: Área plantada de soja deverá crescer 4% na América do Sul no ciclo 2018/19 

O desempenho da safra atual só não foi melhor devido à produtividade que registrou queda em nível nacional de 5,2%, impulsionada, principalmente, pelo desempenho do milho segunda safra em quase todas as regiões brasileiras. Segundo análise da Conab, o atraso no plantio da soja fez com que os agricultores perdessem a janela ideal para plantar, o que gerou impacto direto na produtividade. Além disso, a área destinada para o grão também diminuiu, uma vez que as condições de mercado não estavam tão favoráveis como em outros anos.