Anec reduz estimativa para exportações de milho em 2018

A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) reduziu para 28 milhões de toneladas a estimativa para as exportações brasileiras de milho em 2018

Datagro

Publicidade

O principal motivo para a diminuição é a queda de 19% na produção da segunda safra do grão na comparação com o resultado do ciclo anterior.

Segundo o conselheiro da Anec, Luís Barbieri, o mercado de cereais vive um período de incertezas por conta do impasse da tabela de frete. “A implementação da tabela é um verdadeiro retrocesso para o setor. As empresas associadas da Anec já vislumbram perdas entre 10% e 20% nas receitas deste ano”, revela.

De acordo com o dirigente, o mercado está praticamente paralisado, uma vez que o setor não está precificando as commodities para 2019. “Para completar esse cenário incerto, os produtores ainda não compraram fertilizantes para o plantio que começa em 90 dias”, afirma.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Barbieri ressalta, ainda, que outra preocupação é a disputa comercial entre China e Estados Unidos. “Com a taxação da soja norte-americana  em 25% pelos chineses, naturalmente o Brasil se torna um candidato a abastecer esse mercado. Isso pode trazer uma complexidade enorme a médio e longo prazos no cenário interno, visto que a produção de biocombustível, óleo de soja, pecuária, entre outras culturas, podem ser prejudicadas”, conclui.