Tabela do frete já paralisa contratação de transporte da safra 2018/19

As incertezas acerca do tabelamento ou não dos valores do frete rodoviário já estão paralisando as negociações para contratação de transporte para escoamento da próxima safra de grãos 2018/19

Datagro

Publicidade

Foi o que alertou o CEO da Aprosoja Brasil, Fabrício Rosa, em entrevista exclusiva ao Portal DATAGRO nos bastidores de evento, realizado nesta quinta-feira (14), em São Paulo (SP).

Segundo o dirigente, o transporte de grãos está paralisado nos polos agrícolas do Centro-Oeste. “Os produtores estão apreensivos.” De acordo com Rosa, após a publicação de diversas tabelas, os pedidos de fretes para transporte de insumos subiram cerca 70% em relação aos valores que estavam sendo praticados anteriormente. “No caso dos pedidos para escoamento dos grãos até os portos do Sul e Sudeste, o aumento foi ainda maior, superior a 150%.”

VEJA TAMBÉM: CNA protocola ação no STF contra tabela do frete 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Assim como outras entidades, a Aprosoja Brasil foi à Justiça para impedir a regulação de um preço mínimo de frete por meio de qualquer tabela. “A FPA é contra o tabelamento, sendo favorável a preços de referência, dentro do conceito de livre mercado”, disse a deputada Tereza Cristina (DEM-MS), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), também presente ao evento. Segundo ela, os caminhoneiros tinham até razão em protestar, já que o preço do frete estava demasiadamente defasado. Por outro lado, a deputada lembrou que há uma oferta muito grande de caminhões, e os preços dos fretes naturalmente caíram com o tempo.

Tópicos relacionados