Prejuízo para o setor de aves e suínos supera R$ 3 bilhões

Os 167 frigoríficos de aves e suínos que tiveram suas atividades suspensas devido à greve dos caminhoneiros estão com sua produção normalizada, informa a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA)

Datagro

Publicidade

Em nota, a entidade divulgou o último levantamento com as perdas para o setor durante a paralisação que durou 11 dias. Os números indicam de R$ 3,150 bilhões ao setor produtor e exportador de aves, suínos, ovos e material genético.

No entanto, de acordo com a ABPA, os prejuízos poderão ser ainda maiores. “Até que se restabeleça toda a sistemática setorial, ficará mais caro às indústrias produzir cada quilo de carnes e cada unidade de ovo”. Como resultado das manifestações, a entidade ressalta que também haverá a necessidade de aumento da oferta de linhas de crédito para a manutenção da retomada da cadeia agroindustrial.

A entidade ainda mostra preocupação com a elevação dos custos produtivos devido à forte alta dos preços do milho e da soja (que oneravam a produção de proteínas antes da greve dos caminhoneiros) e ao estabelecimento da tabela de frete mínimo. Por serem setores intensivos em uso rodoviário (com transporte de animais vivos, ração, insumos e outros) a avicultura e a suinocultura serão fortemente impactadas pelos novos custos logísticos.