Escassez de trigo e dólar alto podem se refletir no bolso do consumidor

Início do mês de maio traz sinal de alerto para o setor

Datagro

Publicidade

O início do mês de maio trouxe um sinal de alerta para o setor moageiro de São Paulo. Com estoques de trigo em baixa, os moinhos estão sendo obrigados a buscar o grão na Argentina, mesmo em um momento de alta nos preços, devido à valorização do dólar, que já registrou aumento de 40% desde o início do ano. “O Brasil é o grande comprador do trigo argentino. Hoje, o que falta no mercado nacional os moinhos buscam na Argentina”, explica o presidente da Câmara Setorial do Trigo de São Paulo, Maurício Ghiraldelli.

Porém, os produtores argentinos também enfrentam um momento delicado, tendo em vista a seca que afetou o país e gerou uma quebra na safra de soja, fator que influencia diretamente a comercialização do trigo com o Brasil. “A produção de trigo no país vizinho foi relativamente grande, mas a Argentina comercializou boa parte dos seus estoques para outros países, o que acabou reduzindo o volume disponível para as indústrias brasileiras. Além disso, diante da crise no país e da alta do dólar, os produtores seguraram seus estoques esperando o melhor momento para comercializar”, destaca presidente do Sindustrigo – Sindicato da Indústria do Trigo no Estado de São Paulo, Christian Saigh.

Segundo dados da Argentrigo, o país possui ainda um estoque estimado em 6 milhões de toneladas, que serão comercializadas com o Brasil. “De acordo com os dados repassados pelos moinhos, o estoque de maio, que conta com trigo nacional, ainda atende à demanda do mercado, mas acreditamos que a partir de julho toda moagem no país será feita com trigo internacional”, afirma Christian.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O presidente do Sindustrigo ainda ressalta que, frente a esse cenário, é quase inevitável o repasse da elevação dos custos ao consumidor. “O trigo representa cerca de 80% dos custos de produção da indústria moageira e, neste ano, o grão já registrou aumento de 55% aos moinhos do estado. O Brasil está em um momento importante de retomada do consumo e, esse repasse, poderá prejudicar esse movimento, devido ao aumento em produtos como biscoitos, massas e o pãozinho”.

Trigo paulista

A melhora da qualidade do trigo paulista foi refletida na liquidez do grão produzido no estado, que foi absorvido pelos moinhos. “Trabalhamos intensamente na Câmara Setorial buscando mostrar, principalmente ao produtor, a importância da melhor na qualidade do trigo, por meio de pesquisas. Enfim o setor entendeu e apostou neste fator como diferencial na comercialização”, salienta Maurício. Segundo o levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado no início de maio, os produtores estão com dificuldade para o plantio, devido à seca, porém mesmo diante da ausência do plantio, a estimativa de produção para o estado se mantém na casa das 300 mil toneladas.

Continua depois da publicidade

“A possibilidade de comprar trigo de qualidade no estado é muito atraente para os moinhos paulistas, pois tarifas como frete e impostos são menores, deixando a opção muito mais rentável do que trazer o produto de fora“, finaliza Maurício.