Agronegócio brasileiro tem novo corredor marítimo para Europa

Projeto piloto deve transportar soja e outros grãos brasileiros para a Europa e para a África

Datagro

(Divulgação)

Publicidade

Missão realizada em outubro do ano passado à Espanha pelo secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eumar Novacki, resultou na assinatura de acordo para executar um projeto-piloto entre os portos de Açu, no Rio de Janeiro, e de Las Palmas, nas Ilhas Canárias. Nessa primeira experiência serão transportadas 25 mil toneladas de grãos para Marrocos. 

O acordo foi assinado na última quinta-feira (08) durante a feira de agronegócio Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS), com a participação do diretor do Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio do Mapa, Evaldo da Silva Júnior. Está previsto que pelo corredor marítimo sejam transportados soja e outros grãos brasileiros para a Europa e países da África, com volume de até 6 milhões de toneladas por ano. Em novembro, em nova agenda, acompanhado de representantes do Ministério das Relações Exteriores, Eumar

Novacki encontrou-se com operadores logísticos e entidades setoriais do agronegócio brasileiro com a diretoria do Porto de Las Palmas, quando foram apresentadas oportunidades de logística por meio da utilização do entreposto espanhol para exportação de commodities brasileiras. O Porto de Las Palmas opera linhas marítimas para mais de 30 países africanos, está preparado para atracação de navios de grande porte e capacitado para armazenamento de grãos, frutas, carnes e máquinas e redistribuí-los para diferentes destinos, em embarcações menores.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“A oportunidade é especialmente interessante porque possibilita distribuir nossos produtos com agilidade e custo competitivo tanto para a África – uma fronteira ainda a ser melhor explorada – quanto para a União Europeia, que é atualmente nosso segundo maior mercado importador”, avalia o diretor do Mapa.

Tópicos relacionados