Brasil fecha parceria na agricultura com novo governo francês

Criação de Comitê Especial Agrícola Permanente Brasil - França irá fomentar a cooperação entre os países

Datagro

Publicidade

A criação de um Comitê Especial Agrícola Permanente Brasil – França, para tratar de cooperação, tecnologia, sustentabilidade, sanidade e intensificação de comércio, foi decidida em encontro entre o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eumar Novacki, e o diretor-geral de Desempenho Econômico e Ambiental de Empresas (DGPE), Hervê Duran, e a equipe do Ministério da Agricultura da França.

Novacki, que encontra-se em missão oficial a países europeus, disse, após o encontro, neste domingo (04), que esse canal de diálogo, além de facilitar o comércio bilateral no setor do agronegócio, contribuirá para concluir o acordo entre o Mercosul e a União Europeia. Nas conversas, representantes do governo francês apresentaram sua expectativa sobre avanços do Acordo de Paris para o Clima. Novacki relatou a respeito do empenho e de resultados na área de sustentabilidade perseguidos na produção brasileira.

O secretário enfatizou haver confiança no apoio da França para que esses esforços de preservação ambiental e de manutenção da qualidade e da segurança sanitária dos produtos brasileiros sejam reconhecidos pelo bloco europeu. Disse também esperar a superação de entraves e a finalização de negociações, a fim de que se estabeleça parceria e ganhos mútuos entre Mercosul e UE.