Exportações de café da Colômbia devem ter a maior alta em 24 anos, estima USDA

Safra deve chegar a 14 milhões de sacas, posicionando-o como o terceiro maior país produtor do grão

Datagro

Publicidade

As exportações de café da Colômbia devem crescer no ciclo 2016/17, chegando a 12,84 milhões de sacas, a maior alta em 24 anos, estima o mais recente relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês). Já a safra colombiana de café, projeta o USDA, deve alcançar 14 milhões de sacas, o que posiciona o país como o terceiro maior produtor do grão.

Segundo o USDA, os embarques de café colombiano de qualidade superior têm aumentado, atingindo cerca de 40% da pauta exportadora do país. “As vendas desta categoria de produtos crescem à medida que cafés orgânicos e certificados estão sendo mais valorizados nos mercados internacionais”, aponta o relatório.

Por outro lado, as exportações brasileiras de café devem sofrer uma queda de um milhão de sacas na temporada 2016/17, se situando na casa das 34,23 milhões. O USDA assinala que enquanto a produção brasileira de café arábica tem estimativa de alta, a safra nacional de robusta tem previsão de queda, impactada  pela estiagem nos polos produtores desta variedade, especialmente no Espírito Santo.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.