Preço do trigo sobe e produtores apostam em aquisição de sementes

No Rio Grande do Sul cotações do cereal subiram 20% na última

Datagro

Publicidade

SÃO PAULO – O preço do trigo subiu cerca de 20% nos últimos dias no Rio Grande do Sul. De acordo com a Emater-RS, essa alta está relacionada com os estoques baixos e a demanda das indústrias de carnes e fabricantes de ração pelo trigo. No município de  Passo Fundo, referência para o mercado no Estado, a tonelada que era comercializada por R$ 750 passou a R$ 900. 

A Emater avalia que o aumento nas cotações fez com que houvesse o aumento na procura por sementes para ampliar a área de cultivo inicialmente programada. Entretanto, ainda não há certezas se as cotações continuarão aquecidas. “Resta saber se os triticultores conseguirão preços altos lá na frente, na época de colheita”, diz Lino Moura, diretor técnico da Emater-RS.

Em relação à semeadura no Estado, com a umidade do solo em nível ideal, os produtores intensificaram o plantio e evoluíram para mais de 45% da área prevista em regiões importantes, como Ijuí e Santa Rosa. No entanto, em nível estadual o percentual atinge apenas 24% do total previsto, ficando atrás da média para o período, que é de 32%. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“A elevada umidade em alguns momentos, como decorrência dos nevoeiros ao amanhecer e diminuição da luminosidade, fizeram com que o plantio só fosse possível em períodos curtos do dia, atrasando em parte os trabalhos de implantação das lavouras”, destaca Moura.

Também há relatos de problemas com sementes de baixo poder de germinação, com lavouras apresentando falhas e necessidade de replantio em alguns casos. Nos próximos dias, terá início a semeadura das áreas da região do Planalto, em que os triticultores preferem iniciar a implantação das lavouras após 10 de junho, concentrando-a entre os dias 15 e 30, período que historicamente tem produzido melhores resultados.