Crise econômica impacta na produção de biodiesel, que recua 5,5% em 2016

No primeiro trimestre do ano, produção alcançou 894 milhões de litros, queda de 5,5% sobre o mesmo período em 2015

Datagro

Publicidade

SÃO PAULO – A produção nacional de biodiesel somou 894 milhões de litros no primeiro trimestre de 2016, registrando, portanto, uma queda de 5,5% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Na avaliação da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), o resultado negativo na produção do biocombustível está relacionado com o fraco desempenho econômico nacional, já que o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) teve queda de  1,44% sobre o último trimestre de 2015, ano em que o PIB encolheu 3,8%.

“A queda no ritmo de operação da economia é sentida de forma direta no consumo de combustíveis, especialmente de diesel, uma vez que esse é o principal combustível usado em veículos utilitários”, disse a Abiove por meio de comunicado.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo a entidade, o menor consumo do diesel B (mistura de diesel mineral ao biodiesel) que tem provocado queda na produção desse biocombustível, porque o seu consumo ocorre de forma compulsória, ao ser misturado em 7% ao diesel mineral, na comercialização em todo o território nacional. 

Nos três primeiros meses do ano, a região Centro-Oeste respondeu por 44% de todo o biocombustível fabricado, seguida das regiões Sul (38%) e Nordeste (8%).