Milho apresenta bons índices de produtividade no RS

Desempenho das lavouras ultrapassa 6 mil kg por hectare

Datagro

Publicidade

SÃO PAULO – A safra de grãos de verão no Rio Grande do Sul está próxima do fim e anima os produtores do Estado. A colheita do milho atinge 95% e a produtividade apresenta índices elevados, acima de 6 mil kg por hectare, segundo informações da Emater-RS. Nesse momento, os agricultores gaúchos estão ofertando o cereal e retendo a soja, acreditando na melhoria de preço da soja.

No caso da oleaginosa, com uma produtividade média de 2.988 kg por hectare, os produtores focam no mercado com objetivo de realizar boas vendas, esperando lucro elevado. De acordo com a Emater-RS, o mercado está favorável e beneficiado pela forte participação de fundos de investimentos no mercado das commodities agrícolas.

Até o momento, cerca de 70% da safra brasileira de 98,9 milhões de toneladas de soja foi comercializada. Da safra 2016/17, em torno de 20% já foi negociada no mercado futuro. Aproveitando os preços atrativos, muitos sojicultores estão vendendo a soja e adquirindo insumos para uso nas próximas safras.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Outra cultura importante no Estado, a colheita do arroz foi beneficiada pelo tempo seco e sem chuvas dos últimos dias e alcança 84% da área. As produtividades obtidas nas lavouras mais tardias ficaram bem abaixo daquelas colhidas por primeiro, fazendo com que a produtividade média no Estado fique ao redor de 7,3 mil quilos por hectare. Com isso, a produção deverá ser de 7,8 milhões de toneladas de arroz, uma diminuição de 9,98% em relação ao ano passado.

Safra de inverno 

Principal cultura da safra de inverno, apesar de ainda não definida se haverá diminuição ou manutenção da área cultivada com trigo no Estado, os agricultores iniciam os preparativos para a semeadura do cereal. De acordo com o Zoneamento Agroclimático para o Trigo, o plantio deverá iniciar a partir da segunda quinzena de maio, pelas regiões Missões e Noroeste.