Brasil exporta recorde de 10 milhões de toneladas de soja em abril

Um dos motivos para essa alta é o aumento das vendas, quando a cotação do dólar chegou a bater a marca de 4 reais, tornando a soja brasileira bastante competitiva no exterior

Reuters

Preços da soja e derivados ajudaram a segurar a inflação do setor de alimentos (Bloomberg)

Publicidade

SÃO PAULO (Reuters) – O Brasil embarcou mais de 10 milhões de toneladas de soja em um único mês pela primeira vez em sua história, mostraram nesta segunda-feira dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) referentes a abril.

Esse valor, entre outros motivos, é resultado de grandes volumes negociados ao longo dos últimos meses, quando a cotação do dólar chegou a bater na marca de 4 reais, tornando a soja brasileira bastante competitiva no exterior.

“Teve muita venda antecipada”, destacou o analista Luciano Marques, da corretora Gama, na cidade portuária de Santos (SP).

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A soja é o principal produto de exportação do Brasil, o maior exportador global da oleaginosa, com vendas externas de janeiro a abril de 7,3 bilhões de dólares, crescimento de mais de 40 por cento ante o mesmo período do ano passado, quando os embarques começaram mais lentamente.

Os embarques de soja totalizaram 10,1 milhões de toneladas no mês passado, ante 8,4 milhões em março e 6,55 milhões em abril de 2015.

A marca atual supera o recorde histórico de 9,8 milhões registrado em junho do ano passado.

Continua depois da publicidade

“Todos sabem que setor do agronegócio no Brasil tem grande competitividade. Quero destacar aqui a importantíssima contribuição que o agronegócio dá ao Brasil na balança comercial e o extraordinário potencial que temos ainda para ampliar essa participação”, comentou o ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior, Armando Monteiro.

O resultado também comprova as novas capacidades operacionais máximas dos portos do Brasil, onde novos terminais e obras de expansão têm entrado em operação nos últimos anos.

Nos quatro primeiros meses do ano, o Brasil embarcou 38 milhões de toneladas de soja, milho e farelo de soja –produtos que compartilham as mesmas estruturas portuárias. O volume é 70 por cento superior ao registrado no mesmo período do ano passado.

Em março e abril o país embarcou repetidamente 11,9 milhões de toneladas destes produtos, um volume que ainda não havia sido registrado.

Tópicos relacionados